Benedito Valdemar de Jesus é um exemplo de vida, cidadania e dedicação ao próximo

Benedito Valdemar de Jesus é um exemplo de vida, cidadania e dedicação ao próximo

O policial militar Benedito Valdemar de Jesus nasceu em Aparecida no ano de 1973. É casado com Andrea Tobias da Cunha, têm quatro filhos e reside em Ilhabela há mais de 15 anos. Policial militar na ativa, Cabo Valdemar atua em diversos projetos sociais na cidade, mas sua principal atividade acontece no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, mantido pela corporação em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Cb Valdemar tem uma linda história de vida. De origem humilde, morava em uma pequena casa com sua mãe e mais quatro irmãos na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba.

Quando pequeno, passava a maior parte do tempo nas ruas, com alguns de seus irmãos e sua mãe, recolhendo materiais recicláveis para vender e comprar seus alimentos. Nas ruas vivenciou coisas boas, mas também teve experiências difíceis. 

Aos seis anos de idade Valdemar acabou adotado e a partir daí sua vida mudou. Com uma nova família e condições mais propícias, deu início aos estudos e se formou em Técnico em Contabilidade e Tecnólogo de Segurança Pública e é policial militar desde seus 28 anos.

Desde agosto de 2014, Valdemar ministra aula do Proerd nas escolas da rede pública e privada de ensino, orientando e formando centenas de crianças anualmente. As atividades têm como principal objetivo mostrar conceitos de disciplina e cidadania, distanciando os pequenos ilhabelenses das ruas e, consequentemente, dos riscos do “mundo das drogas”.

A atividade, que é exercida paralelamente a função de policial militar, tem rendido frutos, além do reconhecimento das famílias, da sociedade e das autoridades.

Segundo o Cb Valdemar, é gratificante ver o interesse das crianças nas aulas e principalmente ver o resultado obtido. “A Guarda Mirim tem como objetivo principal despertar o senso de cidadania, o cumprimento dos deveres, o bom relacionamento com a família, entre outros conceitos”, salienta.

No arquipélago, o Proerd sucedeu o projeto Pequeno Tobias, que mantinha as mesmas premissas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na época liderado pelo saudoso 3º Sargento Veterano PM Egberto Jacinto da Silva, falecido em janeiro desse ano.

Em setembro de 2016, o trabalho com as crianças e jovens de Ilhabela rendeu ao Sgt Egberto a Medalha do Mérito Comunitário pelo projeto social Guarda Mirim.

Valdemar lembra do amigo com respeito e admiração, por ser o precursor de toda essa história. Segundo ele o Proerd, num esforço cooperativo da Polícia Militar com a Prefeitura, as escolas e as famílias consegue, de forma objetiva, preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis na autocondução de suas vidas. 

“As habilidades adquiridas ao longo do curso vão muito além das questões das drogas, pois possibilitam aos nossos pequenos cidadãos escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida”, destaca Valdemar.

Como reconhecimento pelo seu trabalho social na cidade, assim como seu antecessor, Valdemar foi agraciado  pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário de Ilhabela em 2015.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas na vida, Benedito Valdemar de Jesus vem superando obstáculos e contribuindo de forma significativa para o futuro dos ilhabelenses.