Conheça os demais Projetos de Decreto Legislativo aprovados pela Câmara de Ilhabela que concedem Títulos de Cidadão Honorário e de Gratidão Caiçara

Conheça os demais Projetos de Decreto Legislativo aprovados pela Câmara de Ilhabela que concedem Títulos de Cidadão Honorário e de Gratidão Caiçara

Dando sequência na apresentação dos Projetos de Decreto Legislativos aprovados pelos Vereadores de Ilhabela, em Sessão Extraordinária realizada na última terça-feira (10/08), conheçam os demais homenageados que serão agraciados com os Títulos de Cidadão Honorário e de Gratidão Caiçara.

Vale ressaltar, que neste primeiro momento os projetos foram aprovados, no entanto, a entrega de todos os títulos será realizada em Sessão Solene comemorativa aos 216 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela, no dia 3 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal.

PDL 11/2021, de autoria do vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Carlos Ribeiro Soares. Conhecido como “Carlão”, nasceu em São João do Vacária, um pequeno município de Minas Gerais. De família humilde, é filho de Dona Carmelita de Jesus Soares e Adão Ribeiro Soares. Em 1999 veio para Ilhabela em busca de um futuro melhor, e desde então tem construído um legado na cidade. Passou dificuldades e nesse começo difícil, foi trabalhar no restaurante Cheiro Verde e lá ficou por 14 anos. Enquanto trabalhava no restaurante foi morar de caseiro e conciliava os dois trabalhos para conseguir alcançar seus objetivos. Com muito esforço, conseguiu comprar algumas casas para alugar. Em 2001 conheceu Urismeire Pinheiro Soares, juntos tiveram duas filhas. Em 2007 a família começou investir no próprio negócio, que hoje é o restaurante Pimenta de Cheiro, mas foi um longo caminho até que em 2013 o empreendimento ficou pronto e pôde iniciar as atividades. Carlão fez sua história na cidade contribuindo com a geração de empregos e na economia do município. Hoje ele emprega aproximadamente 50 pessoas e sempre prioriza adquirir sua matéria prima principal, que é o peixe, do pescador local.

PDL 12/2021, de autoria do vereador Thiago Souza (Dr. Thiago), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Alex DI Francesco Kuhl. Natural de MÜNSTER, na Alemanha, é filho de Rainer Georg Kuhl e Alessandra Di Francesco Kuhl. Em 2007, com apenas um ano de idade, chegou em Ilhabela. Começou a praticar o esporte da vela aos 6 anos de idade na BL3. Ingressou no Projeto Navegar (atualmente escola de vela Lars Grael) aos 9 anos de idade e hoje, aos 15 anos, tem um currículo espetacular: destaque no sul-brasileiro de Optimist, campeão do Ranking Paulista,  campeão Estadual em São Paulo e no Rio de Janeiro, campeão Brasileiro, entre outras várias conquistas. Mas foi em 2021, que Alex conseguiu a então desejada classificação para o terceiro mundial da classe na Itália. E foi no Lago Di Garda, na Itália que fez história, consagrou-se o primeiro brasileiro da história a ser campeão mundial da classe Optmist, um feito inédito e histórico, representando o Brasil e Ilhabela.

PDL 13/2021, de autoria do vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Eber de Jesus Pereira. Natural de Apuarema, Bahia, iniciou sua trajetória em Ilhabela em 1998. Aos 14 anos, apesar da pouca idade, começou com trabalhos temporários, como ajudante de garçom e posteriormente se estabilizou profissionalmente como padeiro em um supermercado. Neste mesmo período já desenvolvia trabalho de Evangelização de rua, com o objetivo de inclusão social de pessoas que sofriam com a dependência química. Em 2010, quando já servia como Presbítero na Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Santos, foi convidado para ser Pastor, e desde então vem desenvolvendo um trabalho, acreditando na inclusão de pessoas por meio de evangelização, acolhimento, e auxilio as famílias. É casado com Marcia Pereira e pai de dois filhos (Ester e Elias), formou-se como Bacharel em Teologia e continua realizando seu trabalho, dando apoio e suporte aos familiares de dependentes químicos, encaminhando os dependentes para clínicas, para que possam conseguir reestabelecer suas vidas.

PDL 14/2021, de autoria do vereador Ezequiel Cabeleireiro, concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor Paulo José da Silva. Caiçara do lado norte da Ilha (Armação), sempre trabalhou na roça com seus pais. Também trabalhou na pesca de rede boiada na sua adolescência, uma tradição de família que foi passada de pai para filho. E por 22 anos trabalhou em barco traineira. No início dos anos 80, entrou para o funcionalismo público, trabalhando na limpeza pública, varrendo as ruas, onde exerceu esse papel por 20 anos. Casado com Maria Conceição Elias da Silva é pai de quatro filhos. Hoje aos 87 anos, aposentado, após uma vida inteira de trabalho, levou uma vida com muita dignidade, integridade e honestidade. Com muito orgulho em ser caiçara e nunca ter saído de sua cidade, sempre honrando suas raízes.

PDL 15/2021, de autoria do vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Geraldino Fidelis Pereira. Natural de Josenópolis, Minas Gerais, conheceu Ilhabela em 1988 e veio para trabalhar como ajudante de obras, já que seus familiares indicaram a cidade por ser um local de várias oportunidades. Hoje, vive com a esposa e a enteada, no alto da Barra Velha. Possui ainda dois filhos e dois netos, que vivem em outra cidade. No período em que trabalhou com obras, também atuou como pizzaiolo e em bares, tendo como sonho montar o seu próprio negócio. Feito que conseguiu em 2010, depois de muito esforço, trabalho e dedicação. O Bar do Geraldino, como é conhecido em todo o alto da Barra Velha, é ponto de encontro para muitas pessoas da região, além de ser um verdadeiro líder e exemplo para toda a comunidade local.

PDL 16/2021, de autoria do vereador Alexander Augusto (Leleco Augusto), concede o Título de Gratidão Caiçara à senhora Milva Aparecida Medeiros da Silva. Nascida em Ilhabela é professora e Pedagoga com Especialização em Educação Especial. Filha de Maria Nazaré dos Santos Medeiros e Edgard Vieira de Medeiros. Casada com Wagner Luís é mãe de três filhos, Tiago, Silas e Pedro Luís. Atua desde 1992, após efetivação em concurso público, como professora de Educação Infantil, iniciando uma promissora carreira. Também teve um papel significativo na abertura da APAE de Ilhabela, no período de 1989 a 1991. Em 2010 iniciava uma nova trajetória, com a primeira escola de Ensino Fundamental II, na escola Professora Dra. Ruth Correia Leite Cardoso, onde exerceu a função de coordenadora. Já em 2014, foi convidada para ser Diretora da escola Eva Esperança Silva, na Água Branca, onde permaneceu até 2018. Consolidava-se ali, o marco em sua vida profissional. Colocando em prática toda teoria de seus aprendizados, junto à equipe de coordenadores, professores e funcionários. Participou da reconstrução da Fanfarra Escolar, que fez história para todos os integrantes, pela contribuição e acolhimento dos alunos. Sempre exerceu a profissão com amor, dedicação e comprometimento.

PDL 17/2021, de autoria do vereador Leleco Augusto, concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Raimundo Pedro Nunes Neto. Filho de Damião Bezerra Nunes e Etienete Ferreira de Lima, nascido em Cedro, Ceará. Raimundinho chegou em Ilhabela em 1987, onde constituiu família, casaco com Viviane e pai da Beatriz. Funcionário público efetivo exerce a função de auxiliar de serviços gerais, e atualmente trabalha na Defesa Civil. Realiza trabalho social admirável em todas as comunidades de Ilhabela e também já participou do Projeto Semear. Ainda na área social, treinou a equipe de Montan Bike Downhill, conhecido como os Bikes da Colina, composta por cerca de 20 atletas entre jovens e adultos de todos os bairros. Neste período conquistou um feito histórico, o atleta Rafael Bezerra Dias foi campeão paulista e Alex Oliveira vice-campeão, ambos descobertos no grupo Bikes da Colina. Um exemplo de vida, de lutas e conquistas, homem simples e merecedor, que pensa sempre no próximo.

PDL 18/2021, de autoria do vereador Raul da Habitação, concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Edisio Pereira dos Santos Junior. Nascido em Jequié, na Bahia, Jota, como é popularmente conhecido, chegou em Ilhabela em 1985, com apenas 15 anos, em busca de trabalho e a fim de melhorar suas condições de vida. Atuou como ajudante de obras, repositor, motorista e hoje conseguiu estabilidade como segurança em uma empresa prestadora de serviços. Casado e pai de dois jovens caiçaras, Jota afirma que a cidade está gravada eternamente em seu coração. Realiza trabalho voluntário, e é conhecido pelo serviço social que desenvolve na igreja do Ministério de Madureira, com arrecadação e doação de alimentos aos que mais precisam, ação que pratica ao lado da família.