Governo do Estado vai notificar Prefeitura de Ilhabela e MP por descumprimento do Plano SP

Governo do Estado vai notificar Prefeitura de Ilhabela e MP por descumprimento do Plano SP


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional informou, por meio de nota, que vai notificar nesta quarta-feira (3) a Prefeitura de Ilhabela sobre o descumprimento ao Plano São Paulo. O comunicado também será apresentado ao Ministério Público para tomada de providências.

No documento, disse ainda que “espera que todos os prefeitos e prefeitas respeitem as determinações estaduais para combater a pandemia”.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), afirmou que a cidade irá para fase laranja por decisão municipal – apesar disso, Ilhabela vai permitir a reabertura de bares, o que não está previsto nesta etapa no Plano São Paulo.

“A fase vermelha já ficou pra trás, estamos avançando para a fase laranja sobre a nossa responsabilidade de controlar os nossos comércios, que já podem voltar a abrir hoje e seguindo todos os protocolos”, declarou

Com isso, a administração liberou o retorno das atividades comerciais em geral na cidade e reabertura de restaurantes, quiosques, marinas e comércio ambulante nas praias.

O governo de São Paulo suspendeu as restrições de fase vermelha para todo o estado aos finais de semana. A partir de sábado (6), as regiões voltarão a operar segundo a sua classificação no Plano São Paulo. O anúncio foi feito na tarde de hoje. Com a mudança, os serviços não essenciais voltarão a funcionar com horário reduzido aos finais de semana nas 11 regiões do estado que estão na fase laranja, incluindo a Grande São Paulo. Nas seis regiões que, até então, seguem na fase vermelha, as restrições estão mantidas.

Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados. Só o consumo local em bares segue vetado.

A possibilidade de alteração no Plano São Paulo já havia sido levantada por Doria na última segunda-feira (1º). Segundo o governador, houve uma diminuição de 11% no número de novas internações por covid-19 nos leitos públicos e privados do estado. Uma nova reclassificação do Plano SP está prevista para sexta-feira (5), com vigência a partir da próxima segunda-feira (8). De acordo com a classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha.