Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso: conheça a padroeira de Ilhabela e as comemorações deste ano

Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso: conheça a padroeira de Ilhabela e as comemorações deste ano

Clique aqui e Acompanhe a programação no canal da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda

Nesta terça-feira, 02 de fevereiro, comemora-se em Ilhabela o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso. Neste ano, em função das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado de São Paulo, as comemorações que marcam o feriado municipal serão um pouco diferentes. 

Conheça a padroeira Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso 

A padroeira de Ilhabela Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso, tem seu nome relacionado ao momento em que Cristo ofereceu sua vida pela humanidade. Enquanto seu filho padecia na cruz, Nossa Senhora D’Ajuda ocupava-se na ajuda aos pecadores. 

Por volta do ano 1706, Manuel Gomes Pereira Marzagão, o vigário da época, ergueu aos pés do morro do Baepi na Vila, a capela Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso que tinha como objetivo abençoar a saída dos navegantes que buscavam o mar aberto. 

Desde a época de sua construção, a capela tornou-se local de devoção de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso que posteriormente, veio a se tornar padroeira da cidade de Ilhabela. 

Saiba um pouco da história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso 

O que antes era uma capela e local de devoção, veio a se tornar, 100 anos depois, em 1806, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso. 

O prédio, patrimônio histórico de Ilhabela, tem 40 metros de comprimento e 10 metros de largura. A edificação é composta por piso de mármore espanhol e, no teto, exibe a imagem da Nossa Senhora da Ajuda, pintada a óleo com 5 metros. Na parte de fora da igreja, as estátuas de São Sebastião, São Benedito, São Pedro e São Paulo 

decoram a escada de 35 degraus que levam até a entrada principal.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso fica no Morro do Baepi, no bairro Vila/Centro. 

Feriado municipal 2021 

A data, dois de fevereiro, marca o feriado municipal em homenagem à padroeira de Ilhabela Nossa Senhora da Ajuda e Bonsucesso. Este ano, em função das restrições, impostas para conter a pandemia, as comemorações serão feitas de uma forma um pouco diferente dos anos anteriores. 

As missas presenciais que marcam as comemorações do dia da padroeira aconteceram de forma remota e terão transmissão pelo canal de YouTube da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda: 


Terça-feira, 02, dia da Padroeira Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso 

10h00: Santa Missa com Bênçãos das Velas e distribuição das Lembrançinhas da Festa 2021 18h30: Início da Carreata – Saída da Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Barra Velha 19h30: Santa Missa com Bênçãos das Velas e distribuição das Lembrançinhas da Festa 2021 Celebrantes: Padre Mateus e Padre Eduardo. Diáconos Sebastião Pereira e Marcelo Moura Paraninfos: Equipe de Liturgia da Matriz e Ministros da Sagrada Eucaristia