Alunos da rede municipal de Ilhabela participarão do teste da bicicleta

<strong>Alunos da rede municipal de Ilhabela participarão do teste da bicicleta</strong>

É hora do teste da bicicleta! A Prefeitura de Ilhabela e o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul) realizam o Teste da Bicicleta nas escolas municipais José Antônio Verzegnassi e Eva Esperança. A atividade será entre os dias 28 e 30 de abril.

Além dos alunos, o teste também será aberto para a população no dia 30 de abril (sábado), na E.M. Eva Esperança, das 8h30 às 12h.

O Teste da Bicicleta é um projeto criado em 1978, realizado pelo Celafiscs, dirigido pelo médico ortopedista, traumatologista e desportivo prof. Dr. Victor Matsudo, resultando em grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a preservação da vida saudável.

O objetivo do teste é mostrar o impacto da desnutrição sobre a aptidão física das crianças do arquipélago. Hoje, com todas as mudanças no quadro nutricional das pessoas, ele mostra o impacto do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Os testes mostram as condições físicas reais das crianças.

Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável acompanhada de atividade física e diminuir o tempo na frente de televisão, computador, videogame ou celular, não ultrapassando duas horas diárias na frente das telas. “O tempo necessário de exercícios é de pelo menos 60 minutos por dia de forma contínua e em blocos de 30 ou 15 metros”, ressaltou Victor Matsudo, presidente do Celafiscs e coordenador do projeto.

Os alunos das duas escolas serão submetidos às seguintes atividades:

– Antropométricas:

Peso, estatura, comprimento tronco-cefálico, diâmetros (epicôndilo umeral e epicôndilo femoral), circunferências de braço e perna e dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal, axilar média e panturrilha).

– Metabólicas:

A medida da potência aeróbica é feita pelo teste em bicicleta ergométrica e durante o teste é realizada a Percepção Subjetiva de Esforço pela Escala de Borg e de Cavasini.

– Neuromotoras

Força muscular (pelo Teste de Impulsão Vertical com e sem auxílio de membros superiores; Teste de Impulsão Horizontal; Teste de Preensão Manual e Teste de Abdominais), Velocidade (Teste de Corrida de 50 metros), Flexibilidade (Teste de Sentar e Alcançar – Banco de Wells) e a Agilidade (Teste de “Shuttle-Run”).

– Maturação Biológica

Maturação sexual (exame clínico dos pelos axilares, determinação da Idade de Menarcapelo, método retrospectivo e a classificação de Tanner de desenvolvimento de genitais masculinos, mamas e pelos púbicos pelo método de autoavaliação criado por Sandra Matsudo, baseada em amostras da Ilhabela).

 – Nível de Atividade Física

Questionário Internacional (Ipaq) que teve sua validação no Brasil, em parte feito com amostras da Ilhabela e acelerômetros (têm sido também usados em projetos mais específicos).

 – Nível socioeconômico, educacional e nutricional

Todos determinados por questionários.