Barcos de Ilhabela e Ubatuba lideram após 1ª etapa da Copa Mitsubishi - XXI Circuito Ilhabela

Barcos de Ilhabela e Ubatuba lideram após 1ª etapa da Copa Mitsubishi - XXI Circuito Ilhabela

Terminou o primeiro final de semana da 1ª etapa da Copa Mitsubishi – XXI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica no Yacht Club de Ilhabela.

Com duas regatas, uma no sábado e outra no domingo, 27 barcos fizeram uma boa disputa no Canal de São Sebastião com vento Leste no sábado e Sudoeste domingo.

No sábado foram 23 milhas de percurso que passou pela praia da Fome e no domingo foram cinco pernas de percurso pelo canal de São Sebastião com ventos de até 25 nós.

Na principal classe, a ORC, o barco Xamã F1 Sales, do Yacht Club de Ilhabela, dominou as ações, venceu as duas regatas e pulou na frente na disputa com dois pontos perdidos. O veleiro é o atual campeão Brasileiro da classe IRC e vencedor da última etapa da Copa Mitsubishi no ano passado e comandado por Sérgio Klepacz e na tripulação os caiçaras locais Atanawe Boechat e Paulo Tinah Jesus, que reformaram o veleiro ano passado que havia sido abalroado e parcialmente destruído no fim de 2019.

Na segunda colocação ficou o Rudá Blue Seal, do Clube Internacional de Regatas, de Santos (SP), comandado por Mario Martinez, com um terceiro e um segundo, somando cinco pontos perdidos. O Zorro, do Yacht Club de Ilhabela, está em terceiro com sete pontos perdidos, com Gonçalo Sá liderando.

“Tivemos um final de semana com ventos fortes que é a condição que o Xamã está preparado para essas condições, tripulação muito bem treinada. Tivemos um balão que estourou, por sorte tínhamos outro e conseguimos ter boa performance neste domingo também. Fizemos dois primeiros lugares. Vamos ver o que reserva o fim do campeonato para continuar na briga para manter nossa posição”, disse Sérgio Klepacz.

Na classe C-30, o Caballo Loco, de Mauro Dottori, venceu as duas regatas e lidera com dois pontos perdidos. O barco do clube tem dois pontos perdidos e está a frente do Kaikias, de Eduardo Mangabeira, com seis pontos perdidos e do Kairós, de Alessandro Penido, com sete pontos perdidos. 

Na BRA-RGS, o veleiro Beleza Pura, do Ubalegria – Ubatuba (SP) venceu as duas regatas e lidera a frente de Boccaluppo e do Criloá, veleiro com tripulação totalmente feminina. 

“Foi show. Um clássico final de semana em Ilhabela com leste no sábado e sudoeste no domingo, regatas bem montadas, diferentes das mais batidas”, disse Felipe Ferraz, comandante do Beleza Pura: “Nossa expectativa é que tenhamos ventos bons iguais a esses e percursos diferentes e que continuemos o bom treino que é esta competição para a 48ª Semana de Vela de Ilhabela (24 até 31 de julho)”.

A competição segue no próximo final de semana com mais dois dias de regatas e definições dos campeões.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, além da Prefeitura de Ilhabela, Balaio de Ideias, E-ventos, Control Service, North Sails, Revista Ancoradouro e FEVESP. O patrocínio é da Mitsubishi Motors.

Confira os Resultados Parciais da 1ª etapa

ORC 

1 – Xamã F1 Sales – 2 pontos perdidos

2 – Rudá Blue Seal – 5 pp

3 – Zorro – 7 pp

4 – Asbar IV – 8

5 – Inaê 40 – 10

6 – Lucky V – 12

7 – Zeus – 17

8 – Aventador – 17

9 – Montecristo – 21

10 – BL3 Urca – 22

11 – King – 23

12 – Boto V – 26

13 – Jazz – 26

14 – Orson – 32

15 – Sextante I – 32

BRA-RGS

1 – Beleza Pura 2 – 2 

2 – Boccaluppo – 7

3 – Criloá – 7

4 – Brazuca – 10

C-30 

1 – Caballo Loco – 2

2 – Kaikias – 6

3 – Kairós – 7

Bico de Proa 

1 – ZAP – 2