Com alta procura, Prefeitura altera datas e local do curso “O patrimônio cultural de Ilhabela”

Com alta procura, Prefeitura altera datas e local do curso “O patrimônio cultural de Ilhabela”

Em função da quantidade de interessados em participar do curso “O patrimônio cultural de Ilhabela”, a Prefeitura mudou o local e dias em que será realizada a ação, visando atender o maior número de participantes.

Agora, o curso será ministrado nos dias 30, 31 de março e 1° de abril, às 19h, no auditório do Paço Municipal “Pasquale Colucci”. A orientação do curso será realizada pelo arqueólogo e historiador, Plácido Cali, e é destinado a guias, monitores da Fazenda Engenho D’Água, professores e interessados em geral.

O objetivo do curso é introduzir os conceitos de patrimônio cultural e a história dos bens culturais de Ilhabela, visando instrumentalizar os guias e monitores que atuarão na monitoria da Fazenda Engenho D’Água e outros futuros museus e bens históricos que serão estabelecidos. Outro objetivo também é gerar um material de referência para professores e interessados no tema.

A Secretaria de Cultura de Ilhabela pontua que, apesar da divulgação sobre a história da Fazenda Engenho D’Água, a partir dos poucos documentos disponíveis, ainda prevalecem algumas lendas e informações equivocadas sobre o local, além de não existir muito material de referência para os interessados em conhecer a história de Ilhabela e seus bens.

O curso será ministrado pelo historiador e arqueólogo Plácido Cali, que já coordenou cerca de 450 projetos de Arqueologia e Patrimônio Cultural. Foi arqueólogo de órgãos de preservação, como IPHAN-SP; DPH-SJC, IHGI e Professor de Arqueologia da Universidade de Taubaté. Cali também é o idealizador do Plano de Gestão do Patrimônio Cultural de Ilhabela, vencedor do Prêmio Rodrigo Melo e Franco, do IPHAN.

As especialistas do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Olívia Malfatti Buscariolli (arquiteta) e Maryclea Carmona Maués Neves (analista) também farão parte da programação do curso.

As vagas para o curso são limitadas e quem quiser participar, deve fazer sua inscrição preenchendo o formulário no endereço eletrônico www.tinyurl.com/cursoilhabela. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura pelo telefone (12) 3896-9200 – Ramal 9237.