Com baixa no número de casos da Covid-19, Ilhabela encerra Gripário Municipal

Com baixa no número de casos da Covid-19, Ilhabela encerra Gripário Municipal

Com a redução no número de casos da Covid-19 no município, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, fez o encerramento oficial das atividades do Gripário Municipal, na manhã desta segunda-feira (14/3), com a presença dos funcionários que atendiam na unidade.

“A gestão da saúde pública é dinâmica e sempre baseada em critérios epidemiológicos. Hoje é momento para encerramos esse ciclo com muita esperança de que o cenário regional não sofra mais aumentos. Nossa gratidão a todos e todas que batalharam na linha de frente e hoje podem virar uma página”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A medida foi tomada levando em consideração a redução de casos positivos e internações em função da Covid-19 e o aumento no número de vacinados. A unidade já passou por readaptação e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, como Centro de Testagem – Covid-19.

“Esse é mais um momento de readaptação, encerramos o Gripário e em seguida devolveremos a sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que vem servindo como internação secundária desde o início da pandemia. Agradeço a todos pelo incansável trabalho desenvolvido neste local”, destacou a secretária de Saúde, Lúcia Reale.

O Programa de Monitoramento Domiciliar e o Alô Saúde Covid-19 também tiveram significativa diminuição nos atendimentos e, por conta disso, esses serviços (que funcionavam como extensão do Gripário) foram encerrados na última sexta-feira (11/3).

“Tivemos uma alta de casos no início da temporada de verão, onde nossa preocupação era com o avanço da doença e a onda da nova variante. Na ocasião, fizemos a ampliação da testagem em massa, aumento dos leitos e o reforço da campanha de vacinação. Hoje é possível ver o efeito dessas ações com os números positivos apresentados, onde mostra que estamos no controle, o que nos permite flexibilizar as ações”, salienta Colucci.

Vale destacar que a vacinação para adultos e crianças a partir dos 5 anos, contra a Covid-19, continua na cidade, em todos os postos de saúde, das 8h às 16h30.

A Secretaria de Saúde de Ilhabela reforça que, apesar dos dados positivos, ainda é necessário manter todos os protocolos de segurança, como o uso de máscaras em locais fechados, a higienização das mãos e completar o seu esquema vacinal.