Com quase 58% de moradores vacinados, Ilhabela já aplicou mais de 28 mil doses de vacinas contra Covid

Com quase 58% de moradores vacinados, Ilhabela já aplicou mais de 28 mil doses de vacinas contra Covid

A cidade de Ilhabela já vacinou 57,8% da sua população pelo menos com a 1ª dose da vacina contra Covid-19. Os dados são divulgados pelo sistema Vacina Já do Governo do Estado de São Paulo. Segundo o Estado, o município aplicou até a tarde desta quinta-feira 28.178 doses, sendo 19.720 com a 1ª dose, 7.598 de 2ª dose e 860 doses únicas. 

Para deixar o cidadão informado, a Prefeitura de Ilhabela lançou essa semana um site oficial com todas as informações sobre a vacinação contra Covid-19 no município. A homepage faz parte da Campanha Ilhabela Vacinada: “Milhares de braços contra Covid-19”. No site www.ilhabelavacinada.com.br, o munícipe vai ter, de forma transparente, todas as informações sobre a campanha, como aplicação das doses, locais de vacinação e as vacinas utilizadas na imunização.

Segundo o prefeito Toninho Colucci, o objetivo da homepage é dar transparência sobre a campanha de vacinação, atualizando os números e facilitando a vida dos munícipes. “Se você ainda não foi chamado, é só aguardar. Sua vacina está chegando!” 

Ao contrário do que ocorre na maioria dos municípios brasileiros, em Ilhabela a campanha nacional de imunização contra a Covid-19 tem se mostrado organizada e efetiva. Não há registro de aglomerações e nem de filas nos postos de vacinação.

“A campanha de vacinação contra Covid-19 em Ilhabela tem sido organizada e sem aglomeração, ou seja, agendamos dia e horário para que o munícipe tome a vacina. Sempre que recebemos novas remessas, montamos a logística. Só iniciamos novos grupos quando finalizamos as faixas etárias liberadas no município” explica a secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale.

Ilhabela conta com oito Unidades Básicas de Saúde vacinando a população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade só altera a faixa etária de imunização após concluir a vacinação dos moradores da idade vigente. Com isso, a cidade avança de forma gradual e organizada, sem deixar moradores sem a oportunidade de se vacinar.

“Agradeço o empenho e dedicação de todos os servidores da Saúde, Hospital Mário Covas e Santa Casa, que trabalham incansavelmente desde o início da pandemia, além da equipe da Vigilância Epidemiológica na campanha de vacinação. Vocês estão fazendo a diferença para que Ilhabela seja considerada exemplo nas ações de combate à Covid-19”, ressaltou o prefeito.

Fala de vacinas

Há semanas, o prefeito Toninho Colucci vem cobrando o Governo do Estado a respeito da escassez de vacinas para o arquipélago. Recentemente Colucci chegou a registrar um boletim de ocorrência contra o Estado devido a falta de doses de vacinas nos frascos.

“Mais do que ninguém queremos avançar na campanha de vacinação, mas dependemos das doses enviadas pelo Estado. A população vacinada é a garantia do retorno seguro de todas nossas atividades econômicas, inclusive os grandes eventos. Somos uma cidade turística e dependemos da movimentação em nosso comércio”, cobra o prefeito Toninho Colucci.

No final de julho, o Ministério Público se manifestou favorável a um questionamento da Prefeitura de Ilhabela para restituição de vacinas contra Covid-19 voltada aos Profissionais da Educação.

A ação com pedido de tutela de urgência, assinada pelos procuradores do município, relata que a Secretaria Municipal de Educação validou o cadastro de 1.124 Profissionais da Educação, mas o Governo do Estado repassou apenas 759, ou seja, deixou de enviar 365 doses aos Profissionais da Educação.

Segundo a ação, por este motivo o Município não conseguiu avançar na vacinação de outras faixas etárias, nos termos do calendário estadual de vacinação contra a Covid-19.

“Analisando o documento em formato PDF há uma divergência, mas realmente há uma defasagem no número de doses enviadas pelo Estado (328 doses a menos). Ante o exposto, manifesta-se o Ministério Público pelo parcial deferimento da tutela de urgência, a fim de que o Estado de São Paulo forneça 328 doses da vacina contra a Covid-19 ao Município de Ilhabela”, assina o promotor de Justiça, Tiago Antônio de Barros Santos.

Além da manifestação do Ministério Público, a Justiça de Ilhabela oficiou o Governo do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos.

Colucci ressalta a importância do repasse de doses ao município para que campanha de vacinação avance para outras faixas etárias.

“Nossa cidade está entre as melhores do ranking de aplicação das doses que recebe, ou seja, a vacina chega em Ilhabela e já vai para o braço da população”, finaliza Colucci