Em combate à pobreza menstrual, Prefeitura de Ilhabela inicia distribuição de absorventes

Em combate à pobreza menstrual, Prefeitura de Ilhabela inicia distribuição de absorventes

Item estará disponível em escolas da rede municipal e nas Unidades Básicas de Saúde

O Prefeito Toninho Colucci recebeu na manhã desta quarta-feira (22/6), 50 mil absorventes, adquiridos pela Prefeitura de Ilhabela, e que serão distribuídos nas escolas de ensino fundamental II e nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município.

O prefeito Toninho Colucci sancionou em agosto de 2021, a Lei 1.489/2021, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes nas escolas públicas e nos postos de saúde do município de Ilhabela.

Com a distribuição dos absorventes, a Prefeitura de Ilhabela pretende reduzir a evasão escolar de alunas em período menstrual por falta de recursos para aquisição de absorventes; evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar motivados pelas faltas em período menstrual; e prevenir doenças causadas pela higiene inadequada no período menstrual em mulheres que não dispõem de condições financeiras para comprar absorventes todos os meses.

Em março deste ano, o Senado Federal promulgou a Lei 14.214/2021, que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal (fonte: Agência Senado)