Em março, Aloha Spirit desembarca em Ilhabela repleto de novidades

Em março, Aloha Spirit desembarca em Ilhabela repleto de novidades

Um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo desembarca em Ilhabela entre os dias 11, 12 e 13 de março, na Praia do Perequê. Na programação, o circuito nacional de esportes de água estará de volta com uma série de novidades, como a clínica de paddleboard, oficinas de yoga, ações ambientais, cinema na praia, entre outras surpresas.

Participarão da competição atletas dos estados do Pará, Sergipe, Ceará, Alagoas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas disputas para as provas de Maratona Aquática (Natação), Canoa Havaiana (Va’a), Stand Up Paddle, Surfski, Paddleboard, Triathlon Waterman e Apneia. Farão parte da prova também atletas internacionais, como é o caso da Argentina, que já confirmou presença com cerca de 50 atletas.

Para os amantes do SUP Race, já está confirmado que o Aloha Spirit Festival será válido como etapa qualificatória do APP World Tour para a América do Sul.

“O Aloha Spirit é um Water Festival. Ele não é da modalidade A ou B, mas é realizado para quem vive a cultura da água, dos esportes aquáticos, assim como nos lugares do mundo que tem isso como estilo de vida, um exemplo é o Havaii”, destaca João Castro, organizador do evento. A natação por sua vez, terá sua estrutura própria, raia própria, separado das demais modalidades. “Para fazer isso acontecer com competência, ninguém melhor que Igor de Souza, o único brasileiro a fazer a travessia do Canal da Mancha, ida e volta”, conta João. Igor Souza é organizador e diretor técnico de várias competições de águas abertas e um requisitado treinador, principalmente para aqueles que desejam completar grandes desafios.

Na divisão entre Amador e Profissional pela categoria Va’a, a prova promete algo inovador e que não é aplicado em nenhuma prova o Brasil. Todas as faixas de idade conhecidas neste esporte, terão as provas de 10 Km para a amador e a de 25 Km para a categoria Pró (válida para a Copa Brasil de Va’a Surfski). São esperados mais de 100 atletas para estas provas, de vários estados do país. O diretor da prova desta modalidade será o atleta e morador da Ilhabela, o Dennis Simões, que é o atual diretor da modalidade dentro da Confederação Brasileiro de Canoagem – CBCa. As clínicas esportivas são um dos destaques da programação em terra. Na sexta-feira (11/3), Patrick Winkler (Paddleboard) e Georgia Michelucci (Dança Polinésia) promovem suas clínicas e no sábado e domingo (12 e 13/3), a professora carioca Marcela Carrocino promove as práticas de Yoga. As vagas são gratuitas, porém limitadas. Na programação, ainda em terra, será realizado o “Festival de Cinema Aloha Spirit”, com produções curtas de esportes outdoor. “Nossos agradecimentos à Prefeitura de Ilhabela, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, especialmente ao secretário Harry Finger, que talvez por ser um atleta, somado à paixão que tem pelo esporte, vem já de início mostrando uma bela entrega para a cidade, fazendo com que os esportes estejam bastante presentes na cidade e para todas as modalidades de ar, terra ou mar”, declara João Castro. O Aloha Spirit Festival é organizado pela Associação Magna de Desportes, produzido pela Ecooutdoor Sports Business e promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. O evento integra a programação do Verão Ilhabela – Esporte 2022, que contempla uma programação esportiva entre os dias 12 de fevereiro e 13 de março, nas praias do Perequê e Grande. Sobre o Aloha Spirit Festival O Aloha Spirit Festival nasceu em Ilhabela no ano de 2009, e desde então é realizado anualmente no município. Em nota, a organização destaca que não haveria melhor lugar para reencontrar todos os amigos e atletas, até simbolicamente falando, do que na Ilhabela. “Incrível é pensar que ao longo destes anos, Ilhabela sempre foi a etapa com maior número de participantes. São sempre entre 18 e 20 estados brasileiros, são quase dois acompanhantes por atleta, que lotam a ilha com as suas presenças e equipamentos”, finaliza João Castro, organizador do evento.