Escola de Ilhabela implanta projeto “Jornal Escola”

Escola de Ilhabela implanta projeto “Jornal Escola”

A professora de língua portuguesa, Daniela Passos, idealizou com os alunos do 6º ano um jornal para unidade escolar E.M. Waldemar Belisário. A iniciativa partiu da aluna Helena Bernardo, que em um trabalho em grupo com as colegas, Ammelly Silva, Ana Karollyne de Almeida, Laura Araújo, Isabela e Nathália Nunes, dividiram a ideia de partilhar as notícias e informações do dia a dia da escola em que estudam.

De acordo com a professora Daniela Passos, “esta é uma maneira de aprendizado, estudo invertido, onde os alunos pesquisam sobre o que tem interesse e a professora investe de seu conhecimento sobre o assunto e faz a mediação do processo de educação”.

As matérias pretendem trazer esclarecimentos sobre determinados temas como: cultura, saúde, autoconhecimento, cotidiano escolar, ética e valores, política, juventude, cultura digital, identidade, dentre outros que se fizerem necessário, de acordo com o público da unidade escolar. A realização do projeto “Jornal Escola” é realizado nas aulas de Língua Portuguesa com o objetivo de ampliar e qualificar as informações, conferindo um ar profissional.

O Projeto “Jornal Escola” pretende, por meio de metodologias ativas, incorporar nos alunos a prática de escuta, leitura e produção de textos pertencentes a gêneros da esfera jornalística e desenvolver a autonomia e pensamento crítico para se situar em relação a interesses e posicionamentos diversos e possam produzir textos noticiosos e opinativos e também participar de discussões e debates de forma ética e respeitosa.

Para além de construir conhecimentos e desenvolver habilidades envolvidas na escuta, leitura e produção de textos que circulam no campo o que se pretende é propiciar experiências que permitam desenvolver nos alunos a sensibilidade para que se interessem pelos fatos que afetam suas vidas e também as vidas das outras pessoas.

O corpo “agência jornalística escolar” que se forma na escola Waldemar Belisário, pretende ajudar em outros campos do saber, dentro do ambiente estudantil.