Exposição: Centro Cultural da Vila recebe mostra ‘Sob Ataque’ nesta sexta (3)

Exposição: Centro Cultural da Vila recebe mostra ‘Sob Ataque’ nesta sexta (3)

O Centro Cultural da Vila recebe, a partir desta sexta-feira (3/6), a exposição “Sob Ataque”, do Coletivo Garapa, que a partir de uma fotografia do imóvel da Rua Helvetia, 2, no Centro de São Paulo, bombardeado durante a Revolução Paulista de 1924, traça um panorama de outras explosões e eventos de violência ocorridos naquele espaço desde então, culminando na formação de territórios como a Cracolândia.

Ao revirar o passado, “Sob Ataque” traz para o presente as tensões históricas que se acumulam e transformam a paisagem da região dos Campos Elíseos ao longo do tempo.  A proposta é fazer uma leitura transversal dessas tensões, desde a formação do bairro até a atualidade. O imóvel bombardeado e fotografado por Prugner há quase cem anos ficava, precisamente, onde hoje se concentra o “fluxo” da chamada Cracolândia.

Em sua concepção, a mostra reúne uma iconografia vinda de diferentes acervos documentais, como os do Instituto Moreira Salles, da Fundação Energia e Saneamento e da Casa da Imagem, além de registros fotojornalísticos contemporâneos. Entre as imagens de arquivo, duas se destacam de modo especial: são reproduções de um postal de Gustavo Prugner, de 1924, e do panorama de Valério Vieira, de 1922. Além destas imagens, fazem parte da exposição um conjunto de fotografias criadas pelo Coletivo Garapa a partir da encenação de explosões na região, registros históricos sem autoria declarada e imagens de fotojornalistas contemporâneos.

Serviço: O Centro Cultural da Vila está localizado na rua da Padroeira, 140, Vila – Centro Histórico de Ilhabela e fica aberto de segunda à quarta-feira (das 9h às 18h) e de quinta a domingo (das 9h às 21h). A exposição “Sob Ataque” estará acessível em Ilhabela até o dia 19 de junho.