Governo de SP manda 90% a menos das doses necessárias para vacinar população entre 50 e 59 anos em Ilhabela

Governo de SP manda 90% a menos das doses necessárias para vacinar população entre 50 e 59 anos em Ilhabela

A antecipação da vacinação contra Covid-19 anunciada no último domingo (13) pelo governador João Doria (PSDB) não vai acontecer em Ilhabela e em outras dezenas de cidades do Estado de SP, isso porque os municípios não estão recebendo as doses necessárias para vacinar as pessoas da faixa etária.

No caso de Ilhabela, que conta com uma população de 4.275 pessoas com idade entre 50 a 59 anos, o Governo João Dória destinou apenas 450 doses de imunizante contra a Covid-19, o que representa pouco mais de 10% das doses necessárias, causando um déficit de quase 90% na vacinação da faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Governo do Estado de São Paulo tem 3,5 milhões de doses em estoque, uma vez que desde o início do ano, o estado recebeu mais de 25,7 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 do governo federal, e só repassou 22,2 milhões para os municípios, segundo dados levantados na última segunda-feira (14). 

Com isso, mais de 3,5 milhões de doses que foram entregues para o estado ainda não foram repassadas para as cidades, ou ainda não tiveram o repasse registrado em sistema.

Na comparação com os outros estados, São Paulo está armazenando mais doses e distribuindo menos vacinas para as cidades. O estado é o 24º no ranking de distribuição de doses para os municípios, dentre 27 unidades federativas. A distribuição em São Paulo também está abaixo do percentual de repasse nacional, que é de 90,9%, na média de todos os 26 estados e Distrito Federal. Em São Paulo, o índice é de 86,2% nesta segunda (14).

Vacinação em Ilhabela

Para tentar amenizar o problema, a Prefeitura de Ilhabela restringiu a vacinação que teve início hoje (16/06) para a população entre 58 e 59 anos sem comorbidades. De acordo coma Secretaria Municipal de Saúde, Ilhabela possuí 757 pessoas com idade entre 58 e 59 anos, a quem serão destinadas as 450 doses recebidas no inicio da semana. 

De acordo com a secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale Colucci, dentre os 757 moradores com idade entre 58 e 59 anos, muito já receberam a vacina no grupo de comorbidades, o que deve ajudar na equalização da distribuição das 450 doses recebidas.

A vacinação no município acontece por agendamento e as pessoas que são desse grupo devem entrar em contato por telefone com a Unidade de Saúde do seu bairro para agendar e receber a primeira dose da vacina.

Vale lembrar que quem estiver com Covid-19 precisará aguardar 30 dias para ser vacinado. Já o contactante familiar, escolar e os vacinados para gripe ou demais vacinas precisam esperar 14 dias.