Grupo Fênix completa 70 anos e se consagra como uma das principais operadoras de transporte coletivo no estado de SP

Grupo Fênix completa 70 anos e se consagra como uma das principais operadoras de transporte coletivo no estado de SP

Fundada por imigrantes libaneses, grupo atua em mais de 40 municípios e é responsável por transportar milhões de passageiros

70 ANOS DE HISTÓRIA – Quem escuta Jesus Chedid contar a história do começo da atividade de transporte coletivo da família, parece que é uma história recente, alguns diriam que “foi ontem”. O início da atividade de transporte coletivo se entrelaça com o começo de muitos outros negócios da família, que vinda do Líbano, apostou em diversos seguimentos, para se estabilizar no país.

De mascates a dirigentes de futebol, de transporte de passageiros a emissoras de rádio, a família Chedid emigrou ao Brasil em 1938 a bordo do transatlântico Oceania, direto para a capital paulista. Alguns anos depois, a família mudou-se para Morungaba, onde Jesus viu o pai, Hafiz Abi Chedid, ser mascate, abrir lojinhas e padaria, e a mãe Saada Nader Abi Chedid, virar confeiteira. 

Logo os negócios da família se expandiram para Itatiba, onde Hafiz Abi Chedid foi vereador e Presidente da Câmara de Vereadores. 

Hafiz empreendeu e inaugurou um pequeno hotel em Itatiba, e foi neste hotel onde se deu o início a história das empresas de ônibus da família. “Os engenheiros do DER se hospedavam no hotel, eles estavam na cidade para concluir a construção da estrada que ligaria Itatiba à Bragança Paulista. Nós compramos dois caminhões, para pagar a prazo, para transportar materiais para a construção da estrada. E quando inaugurou a estrada, fomos convidados a realizar o transporte de passageiros de Itatiba à São Paulo, nós já tínhamos em 1952 essa ligação, com uma perua com nove lugares, que depois foi prolongada até Bragança Paulista”, relembra Jesus.

O primeiro ônibus da linha chegou um pouco depois, ainda naquele mesmo ano de 1952. “Foi um Ford, a diesel, motor Hercules. E nele eu vim cobrando”, conta Jesus, que realizada a função de cobrador, e acrescenta ainda que seu irmão, Nabi Chedid, era o motorista do veículo.

Estabelecida em Itatiba a primeira linha da empresa foi a Expresso Itatiba/São Paulo e iniciou em 12 de Fevereiro de 1952. Em 1º de janeiro de 1955 a família iniciou o serviço de transporte coletivo do município de Bragança Paulista, e foi aproveitando as oportunidades que surgiam para expandir os negócios, como aconteceu com a operação das linhas que ligam até hoje o Circuito das Águas Paulista até São Paulo e Campinas. “Investimos nisso, compramos ônibus novos e desfilamos uma frota de ônibus novos em toda região. E é essa potência que está aí hoje”, destaca Jesus.

A partir daí, os negócios da família foram crescendo e se expandindo ao longo de seus 70 anos de existência.

GRUPO FÊNIX

O Grupo Fênix, denominado Fênix desde 2003, atua no segmento de serviço de transporte de passageiros há 70 anos. É uma das principais operadoras de transporte coletivo do interior paulista. A atuação é presente nos mais importantes nichos do setor, operando linhas intermunicipais, linhas municipais e linhas escolares.

A gestão do Grupo Fênix, mantém as tradições fortes de seus fundadores. A gestão familiar, aliada a profissionalização oriunda do avanço da administração nos últimos anos, vem se destacando com rígidos laços de crescimento e lealdade.

Para manter e aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários, o grupo oferece treinamento constante de qualificação aos motoristas e profissionais de manutenção, higienização dos veículos e administração.

A celebração dos 70 anos de tradição familiar na atividade de transporte coletivo, é acompanhada de grandes avanços na gestão das empresas, na busca contínua da inovação e do crescimento.

A data comemorativa será celebrada durante todo o ano de 2022. A administração do Grupo, vem preparando diversas homenagens e brindes de agradecimento a todos funcionários e colaboradores que fazem parte desta história, daí surge o slogan: “Histórias que fazem história!”, na qual diversos testemunhos de funcionários e colaboradores serão divulgados internamente.

Responsabilidade, garra e perseverança se entrelaçam na história dos fundadores, diretores, acionistas, colaboradores e funcionários do Grupo Fênix.

Que venham mais 70 anos!