Ilhabela completa seis dias sem pacientes internados na UTI e Enfermaria Covid-19

Ilhabela completa seis dias sem pacientes internados na UTI e Enfermaria Covid-19

Os índices de transmissão da Covid-19 têm diminuído consideravelmente em Ilhabela, como apontam os dados divulgados diariamente no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde.

A cidade completa hoje seis dias seguidos sem nenhum paciente internado na UTI ou Enfermaria Covid-19 no Hospital Governador Mário Covas Junior. No mesmo período, a cidade registrou apenas sete casos confirmados pela doença, todos de pacientes com sintomas leves.

O trabalho feito em Ilhabela tem gerado destaque nacional, tanto que na semana passada a cidade conquistou uma importante premiação no combate à Covid-19.

O projeto realizado foi o “Gestão e Vigilância do Cuidado: Monitoramento domiciliar para estratificação da gravidade dos casos da COVID-19”. Foram coautores do trabalho Carlos Eduardo Tadeu do Nascimento, Julia Amaral Martinez Garcia, Mara Celi Reis de Lima, Luiz Fernando Haruo Minamihara, Daniela Santos Medeiros da Silva e Henrique Simões Rodrigues da Silva.

A estratégia inédita foi criada em 19 de janeiro de 2021 para acompanhar pacientes com Covid-19, com intuito de evitar a necessidade de internação em fase já muito avançada da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, a detecção precoce da queda de saturação do oxigênio evita a insuficiência respiratória, um dos sintomas mais graves do coronavírus, indicando a possível necessidade de internação hospitalar.

“Ilhabela tem feito um trabalho sério e responsável no enfrentamento da Covid-19. Instalamos mais uma Usina de Oxigênio, criamos leitos, implantamos o Programa Municipal de Atendimento Domiciliar, fiscalizamos os ônibus, promovemos controle de acesso e tomamos as medidas necessárias no comércio local. Agradeço a todos os envolvidos, em especial os servidores da Saúde que incansavelmente trabalham no combate a pandemia”, disse o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.