Ilhabela espera receber mais de 120 mil pessoas neste fim de ano

Ilhabela espera receber mais de 120 mil pessoas neste fim de ano

Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, espera receber mais de 120 mil pessoas durante o período que compreende o Natal e Ano Novo, de acordo com dados do Observatório do Turismo da cidade e Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI).A taxa de ocupação prevista para a semana entre Natal e Ano Novo é de 92%, de acordo com a Associação Comercial de Ilhabela. Entre 2019 e 2020, Ilhabela teve uma queda de 52% no turismo e em 2021, até o mês de novembro o aumento foi de 46% de visitantes em relação à 2020.“A expectativa da temporada de verão é de um grande fluxo de visitantes. Estima-se que nesta temporada atingiremos índices muito próximos aos da pré-pandemia, retomando de forma segura e planejada as ações ”, declarou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. Apesar da crise econômica que o país atravessa e a alta da inflação, que prejudicam o setor de turismo, a expectativa é que o avanço da vacinação e a vontade de viajar, apontado por pesquisas recentes como um dos principais desejos dos brasileiros após a imunização, sejam os impulsionadores no aumento do número de viagens, além do fechamento de diversos países da Europa em função do controle da pandemia.Outro quesito importante na escolha de Ilhabela como destino turístico nesta época são as medidas tomadas pela Prefeitura durante o ano em relação ao avanço do vírus. Recentemente, Ilhabela foi considerada a Nova Zelândia brasileira e mantém dados otimistas em relação à Covid-19.Como forma de prevenção, por determinação do Prefeito Toninho Colucci, a Prefeitura de Ilhabela cancelou todos os shows ou eventos musicais programados para a virada do ano. Apenas a tradicional queima de fogos sem estampido está mantida em quatro pontos da cidade: Vila, Perequê, Praia Grande e Portinho.“Tomamos essa decisão, pois o houve o cancelamento de eventos musicais em cidades vizinhas e tenho receio de que turistas da região venham para nosso município e que a cidade não consiga suportar esse aumento de demanda. As regras sanitárias continuam sendo mantidas, ou seja, em locais com aglomeração será exigido o uso de máscara. O passaporte vacinal precisa ser apresentado para acessar os comércios da cidade, bem como as repartições públicas”, disse Colucci.O Prefeito faz questão de destacar que não está descartada a possibilidade de retornar no final do ano com o controle de acesso ao município, exigindo na entrada da balsa a carteira de vacinação com duas doses ou o teste RT-PCR.“Nossa indústria é o turismo e trabalhamos para aquecer, de forma segura

e planejada, nossa economia local. Todas as ações tomadas pela Administração Municipal em relação ao turismo, são baseadas nos dados epidemiológicos, analisados diariamente. Ilhabela mais uma vez sai na frente e está pronta para mais uma temporada de verão ”, afirma Colucci.

Recentemente, a Prefeitura de Ilhabela e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, celebraram uma parceria para apoiar a retomada consciente do turismo no contexto do avanço da vacinação no país. A iniciativa prevê a colaboração em áreas como inteligência de mercado e o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo.

“Essa parceria é fundamental, tanto para traçar o perfil do turista que procura Ilhabela, como para a elaboração do nosso plano de cargas. O Airbnb tem acesso a dados de inteligência de mercado fundamentais para o plano, como o número de visitantes, o motivo da viagem e as datas mais procuradas”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.