Ilhabela participa da principal feira de turismo da Colômbia

Ilhabela participa da principal feira de turismo da Colômbia

Ilhabela esteve presente na 41ª Vitrina Turística “ANATO”, a principal feira de turismo da Colômbia, que foi realizada na cidade Bogotá, entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

Este é o evento comercial de maior relevância para aquele país, reunindo a oferta de serviços turísticos de diferentes destinos do mundo e de todas as regiões da Colômbia. A feira é totalmente voltada a empresas e profissionais da cadeia produtiva do turismo, com foco na geração de negócios.

Para o prefeito Toninho Colucci, participar de feiras como a ANATO é de grande importância para Ilhabela. “Precisamos divulgar o turismo de nossa cidade e trazer um público qualificado. Temos focado bastante no público nacional, que é importante para nós, mas o mundo está reabrindo suas fronteiras. É hora de também dar atenção ao turista internacional”.

Luciane Leite, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, destaca o potencial do mercado colombiano para Ilhabela: “São cerca de 14 voos semanais direto da Colômbia para Guarulhos e estamos a apenas 3 horas de distância deste aeroporto que é a principal entrada de estrangeiros no Brasil. De acordo com a EMBRATUR, a Colômbia é um dos principais destinos emissores de turistas para o Brasil, em 2020 aproximadamente 30 mil colombianos visitaram nosso país. Embora esse número represente uma queda de 79% – comparado à 2019 – em função da pandemia, a Colômbia é a terceira maior economia da América do Sul e já apresenta sinais de sua retomada econômica. Este cenário aliado à facilidade de acesso ao Brasil faz deste um mercado estratégico para nós”.

Além de Ilhabela participar da feira com ponto de atendimento próprio dentro do estande da EMBRATUR, o destino também está representado pelo Circuito Litoral Norte, que já realizou uma capacitação exclusiva para agentes de viagens locais antes do início da feira. No dia 24 de fevereiro, foi realizada uma capacitação dentro do estande da EMBRATUR, que compõe a série “Los tesoros de Brasil” para agências e operadoras de turismo, oportunidade em que Ilhabela foi apresentada em conjunto com as demais cidades do circuito.

O turismólogo Aurélio Rufo, da Prefeitura de Ilhabela, que representa a ilha em Bogotá, afirmou que esta é uma ótima oportunidade para o mercado de turismo da Colômbia conhecer melhor Ilhabela como destino turístico. “De acordo com o Ministério do Turismo, os destinos mais procurados pelos colombianos no Brasil são Rio de Janeiro e São Paulo, o que pode ser uma vantagem para nós devido à proximidade com a capital. Outro fato interessante é que a vinda deste público está bastante concentrada nos meses de janeiro, fevereiro e março. Assim, além de incentivar o aumento do fluxo destes turistas para Ilhabela, é importante mostrar que temos atrativos para todos os meses do ano, distribuindo melhor este fluxo”.