Ilhabela promove programação especial para a Semana da Cultura Caiçara 

Ilhabela promove programação especial para a Semana da Cultura Caiçara 

Para marcar a Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela 2022, a Prefeitura de Ilhabela preparou uma extensa programação de eventos, de 12 a 15 de maio, com atividades comemorativas que serão realizadas na Vila (centro histórico).

Na programação do evento, exposições artísticas, shows musicais, apresentações teatrais, exibição de danças típicas e eventos tradicionais integram a programação, como a Congada. 

“É preciso preservar, incentivar e fomentar a história de Ilhabela, suas raízes e cultura. A Semana da Cultura Caiçara, bem como suas atrações e em especial a Congada, é parte fundamental do calendário de eventos culturais e turísticos da cidade. É importante que todos conheçam um pouco mais sobre esta importante manifestação cultural da cidade”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A Semana da Cultura Caiçara tem início na quinta-feira (12/5), a partir das 19h, no Centro Cultural da Vila, com a abertura da exposição “Casinhas Caiçaras”, seguido do Tríduo com Santa Missa e shows musicais de Rafael Franco e Gustavo Maciel. 

Na sexta-feira (13/5), o destaque da programação fica por conta do tradicional “Levantamento do Mastro de São Benedito”, às 17h, com início na Praça Alfredo Oliani, em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz. Às 21h, Vandinho Caiçara e Velha Verônica apresentam o espetáculo teatral “Contação de Histórias Caiçaras”, no Centro Cultural da Vila, seguido dos shows musicais de Raízes de Ilhabela (22h) e Sheila Menezes (22h30). 

Já no sábado, às 8h30, acontece a tradicional Meia Lua, com o andor de São Benedito e em seguida, às 9h, é dado início ao tradicional Baile dos Congos, nas ruas da Vila. À noite, às 20h30, o Centro Cultural da Vila recebe as apresentações de danças típicas “Quebra-Chiquinha” e “Cirandinha” e às 22h, o sambista de renome nacional, Dudu Nobre, faz sua apresentação musical, apresentando os maiores sucessos de sua carreira e do samba. 

No último dia da programação (15/5), destaque para o início do Baile dos Congos às 10h, nas ruas da Vila; às 20h, Vandinho Caiçara e Velha Verônica apresentam o espetáculo teatral “Contação de Histórias Caiçaras”, no Centro Cultural da Vila, seguido do show musical de “Almir Brasil e Banda”.