Ilhabela se despede do navio Ocean Warrior com visita dos alunos da rede municipal de ensino

Ilhabela se despede do navio Ocean Warrior com visita dos alunos da rede municipal de ensino

Ilhabela se despediu do navio Ocean Warrior, o protetor de baleias e animais marítimos, na última segunda-feira (28/3), com a visita dos alunos das escolas municipais Waldemar Belisário e Paulo Renato Costa Souza. A embarcação esteve em Ilhabela por oito dias para visitação.

Os estudantes puderam conhecer as dependências do navio e o dia a dia da tripulação. “A Secretaria de Educação busca sempre inserir os alunos em oportunidades únicas como essa e trabalhar com a transdisciplinaridade, a educação ambiental, entre outros”, declarou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

O Ocean Warrior é um dos principais navios da Sea Shepherd – organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo. A embarcação atua em alto mar com expedições junto a autoridades governamentais e intergovernamentais de diversos países. Entre as ações realizadas estão: fiscalização de pesca ilegal; denúncia de pesca predatória; matança de baleias e golfinhos por bycatch, ou seja, capturados acidentalmente durante a pesca; entre outras atividades de proteção aos oceanos. Ao longo dos anos, a Sea Shepherd tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo, que já aconteceram em países como Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.

“A vinda do Ocean Warrior à costa brasileira demonstra o compromisso da Sea Shepherd com os voluntários, apoiadores e fãs da organização que crescem a cada dia no nosso país”, disse a diretora executiva da Sea Shepherd Brasil, Nathalie Gil.

Durante os oito dias que ficou ancorado em Ilhabela, o Ocean Sea Shepherd recebeu cerca de 610 pessoas, divididas em 61 grupos. Vale ressaltar que por conta das restrições impostas em função da Covid-19, as visitas foram limitadas a grupos de 10 alunos, que tiveram que usar as máscaras de proteção e apresentar a devida carteira de vacinação.

Sobre o Sea Shepherd Global

O Sea Shepherd é o maior movimento pela preservação dos oceanos no mundo, com uma frota de 10 navios de grande porte e milhares de voluntários em terra. Dentre as suas competências trabalham no combate a caça ilegal às baleias, na fiscalização contra a pesca predatória, conscientização e pesquisa contra o lixo marinho, pesquisa e conscientização para conservação de botos. As palavras chaves são: Defender, Conservar e Proteger!.