Justiça nega pedido da Praiamar e Expresso Fênix assume transporte público em Caraguá dia 1º de junho

Justiça nega pedido da Praiamar e Expresso Fênix assume transporte público em Caraguá dia 1º de junho

No início da noite de hoje (29), o juiz Ayrton Vidolin Marques Júnior rechaçou mais uma tentativa da Praiamar Transportes. A empresa ingressou com uma ação Tutela Antecipada Antecedente — com pedido de Liminar — em Primeira Instância, na tentativa revogar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, que por unanimidade acatou a um pedido da Prefeitura de Caraguá, reconhecendo a caducidade do contrato com a Praiamar decretada pelo prefeito Agular Junior em outubro do ano passado.

Em sua sentença, o juiz Ayrton Vidolin Marques Júnior afirmou que a Praiamar já havia submetido um pedido de embargo no STJ e uma vez que a matéria foi submetida ao grau superior de jurisdição, não cabe a Justiça de Caraguatatuba acolher o pedido replicado. Em outras palavras, o juiz afirmou que a empresa tentou “contornar” a decisão Superior Tribunal de Justiça.

Ainda de acordo com o Juiz, com a suspensão da liminar, “ficaram restabelecidos os efeitos do Decreto no 1.536, de 10/10/2021, de modo que já está mesmo excedido o prazo para permanência na atividade, ainda que fossem considerados 90 dias”.

Com a decisão, a partir da próxima quarta-feira (1/6), o Grupo Fênix começa a operar o transporte coletivo de passageiros na cidade de Caraguatatuba.

Nova empresa de ônibus

Na final dessa semana, a Prefeitura de Caraguatatuba ratificou a contratação da empresa Expresso Fênix, para assumir o transporte coletivo de passageiros urbano e rural na cidade. O contrato provisório mantém o valor da tarifa de R$ 3,80 no dinheiro e R$ 3,60 no Bilhete Eletrônico  Recarregável (Cartão Comum).

Além de oferecer o menor preço tarifário, a Expresso Fênix se prontificou a oferecer o atendimento imediato, disponibilizando 100% da frota solicitada no termo de referência, para atender temporariamente o município. O contrato com a empresa é provisório e tem duração de 12 meses

Contratação de funcionários

A empresa iniciou a contratação de funcionários já neste sábado (28). De acordo com a diretoria da empresa, o processo seletivo para 100 vagas de motoristas prossegue até o dia 31 de maio. Os candidatos deverão comparecer na Praça da Cultura, no centro, das 08h às 18h, portando documentos pessoais, além da CNH categoria D e certificado de Curso de Transporte Coletivo.

Por determinação da Prefeitura de Caraguatatuba, os funcionários  que atuam na antiga empresa terão prioridade na contratação, desde que os mesmos sejam aprovados no processo seletivo da Expresso Fênix. 

Grupo Fênix assume transporte em Caraguá

Para realizar o serviço com eficiência e qualidade, a nova empresa irá operar com 50 novos e modernos ônibus, todos equipados com o que há de mais moderno no país.

De acordo com a diretoria do Grupo Fênix, a frota trará mais conforto aos usuários e os sistemas tecnológicos tornarão o serviço mais eficiente e seguro para os moradores e turistas que visitam Caraguatatuba.

Os veículos irão utilizar biocombustível (S10 e Arla 32) e serão equipados com um moderno sistema que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera. Os 50 ônibus também serão equipados com ar condicionado e irão contar com internet grátis – por meio de conexão wi-fi, monitoramento por sistema de GPS (Global Positioning System), entrada USB para carregar celular e sistema de bilhetagem eletrônica, além de cumprir a exigência de 100% da frota com elevadores e acessibilidade para clientes com mobilidade reduzida.

Com a instalação do GPS em todos os veículos da frota, a empresa manterá o aplicativo CittaMobi, que dá informações precisas e em tempo real de horários e todos os itinerários dos ônibus que circulam na cidade.

O novo sistema será também uma importante ferramenta de fiscalização pela Prefeitura de Caraguatatuba que poderá acompanhar relatórios do transporte coletivo em tempo real e cobrar melhorias.

Horários, itinerários e tarifa

Nos próximos dias, os itinerários com todos os horários das linhas da empresa em Caraguatatuba estarão disponíveis no site: http://www.fenixfacil.com.br/caraguatatuba.

Cadastro – Passageiros

A Expresso Fênix já iniciou o cadastramento dos usuários de transporte coletivo a partir do último sábado (28). Vale ressaltar que a primeira via do cartão de Bilhete Eletrônico é gratuita e o cadastro poderá ser realizado pela internet no site http://www.fenixfacil.com.br/caraguatatuba ou presencialmente no Ponto de Cadastro localizado no Espaço Paulo Mott na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, com plantões aos finais de semana.

Vale Transporte

As empresas compradoras de Vale Transporte poderão realizar o cadastro e a compra do Vale Transporte de seus colaboradores direto no site da empresa: http://www.fenixfacil.com.br/caraguatatuba.

SAC

A empresa disponibiliza o SAC, via WhatssApp, (11) 96497-9861, para que possam ser encaminhadas dúvidas, sugestões e reclamações.