Mais de 330 atletas participam da 2ª Copa Ilhabela de Jiu-Jitsu

Mais de 330 atletas participam da 2ª Copa Ilhabela de Jiu-Jitsu

O Ginásio Oscar Schmidt, na Barra Velha recebeu grande público no último domingo (7/11) para assistir aos combates da 2ª Copa Ilhabela de Jiu-Jitsu, promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Seguindo as regras de combate e tempo da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, participaram do evento mais de 330 atletas, vindos de todo o estado de São Paulo. Os confrontos foram divididos pelas categorias Mirim, Infantil A, Infantil B, Infanto Juvenil A, Infanto Juvenil B, Juvenil, Adulto e Máster.

O evento, que seguiu todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, teve por objetivo promover a modalidade e inserir na formação dos atletas o clima de um evento esportivo.

“O Jiu-Jitsu está em ascensão há um tempo e hoje é um dos principais esportes que mais se pratica em Ilhabela, junto com a vela, futebol e o atletismo. Atualmente são cerca de 11 academias de jiu-jítsu na cidade”, declarou Marcelo Siqueira “Cyborg”, professor da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial de origem incerta e sua tradução quer dizer algo como “arte versátil, suave”. Na modalidade usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda. A arte marcial traz benefícios à saúde física, ao equilíbrio mental e à interação social, com potencial para enriquecer o processo educativo.