Moradores resgatam vítima de afogamento na Praia do Bonete em Ilhabela

Moradores resgatam vítima de afogamento na Praia do Bonete em Ilhabela

Na tarde deste domingo (14), moradores da comunidade tradicional da Praia do Bonete resgataram um homem vítima de afogamento.

De acordo com relato do morador Miqueias dos Santos, que já atuou como guarda-vidas na comunidade, o episódio se deu na região conhecida como Canto Bravo, lado direito da praia. No momento as ondas atingiam cerca de 2,5 de altura.

Momento em que a vítima foi tirada do mar pelos moradores (foto: Emerson Santos)

A vítima foi arrastada pela correnteza e acabou se chocando com as pedras, machucando a região do tórax. Segundo Miqueias, o homem estava desacordado no momento do resgata. Ele foi socorrido até a praia, onde o guarda-vidas, com auxílio de quatro médicos que passavam o dia no local, realizaram os procedimentos de ressuscitação.

Chegada do helicóptero Águia da Polícia Militar (foto: Emerson Santos)

O helicóptero Águia, da Polícia Militar foi acionado para fazer a remoção da vitima, que apresentava suspeita de fraturas nas costelas e na coluna cervical. Ele trabalha numa pousada na comunidade, e segundo Miqueias teve afogamento “grau 3”.

Ainda de acordo com o guarda-vidas, que atualmente trabalha num quiosque próximo ao Rio Nema, após atendimento a vítima foi liberada sem complicações.

Moradores, médicos e turistas durante o atendimento da vítima (foto: Emerson Santos)

Atualmente a Comunidade Tradicional do Bonete não conta com o serviço de guarda-vidas, uma vez que o Governo do Estada disponibiliza o serviço apenas em caráter temporário durante os meses de verão.