No dia do Caiçara, Prefeitura de Ilhabela destaca principais investimentos na qualidade de vida dos moradores

No dia do Caiçara, Prefeitura de Ilhabela destaca principais investimentos na qualidade de vida dos moradores

15 de março é Dia do Caiçara e em Ilhabela, a Prefeitura tem investido na melhoria de vida dos moradores, com investimentos na área da saúde, educação, moradia e desenvolvimento social.

“Nosso Governo vem realizando diversos investimentos nas comunidades tradicionais, atendendo o caiçara de norte a sul, inclusive das ilhas de Búzios e Vitória”, destacou o Prefeito Toninho Colucci.

Com investimento na ordem de mais de R$ 4,3 milhões, a Prefeitura já deu início à construção de novas moradias pelo projeto “Casa Caiçara”, nas comunidades tradicionais de Castelhanos, Serraria e Búzios. Ao todo, serão construídas 31 casas e as novas moradias trarão conceitos de sustentabilidade, conforto térmico e acústico e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, mental e saúde dos moradores beneficiados. O projeto será voltado para as famílias caiçaras de baixa renda, propondo a construção aos moradores que se encontram em locais insalubres, com patologias nas estruturas físicas e causando risco aos moradores.

Na gestão pública, o Prefeito Toninho Colucci criou a nova Secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, que tem o caiçara Felipe Caranha à frente da pasta, reforçando a atenção e cuidado com o povo e a tradição local.

Pela área cultural, destaque para um dos principais símbolos da tradição caiçara do município: a Canoa Vencedora. Após restauração das partes danificadas e dedetização, realizada para oferecer à canoa mais proteção, a “Vencedora” está abrigada agora no Parque Fazenda Engenho D’Água, onde ficará exposta para visitação, com todo o cuidado e manutenção que este símbolo caiçara merece.

Neste mês de março, de 18 a 25, a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura promove das 9h às 22h, a “Mega Exposição Municipal do Artesanato Caiçara”, na Praça das Bandeiras, Vila – centro histórico da cidade. No local, serão expostas obras de artesãos locais, incluindo das comunidades tradicionais de Castelhanos, Búzios e Ilha da Vitória, além de shows musicais e as famosas contações de histórias com os artistas Gabriela Calixto e Vandinho Caiçara.

Já no esporte, com foco na valorização dos costumes e tradições, a Prefeitura de Ilhabela realiza durante o ano as corridas de canoas caiçaras, como a do ‘Seu Américo”, em homenagem ao Sr. Américo Rafael de Souza, conhecido pescador e um grande incentivador das tradições locais.

Na comunidade tradicional de Castelhanos, será construída em breve a nova escola e unidade básica de saúde, com investimento de mais de R$ 6 milhões. A escola prevê a construção de vestiários, laboratório de informática, refeitório, cozinha, área administrativa, pátio, quadra e playground.

As comunidades tradicionais caiçaras também contam com o apoio da “Casa do Caiçara”, local oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que abriga os moradores das comunidades em casos de consultas médicas, compras, serviços bancários, entre outros. A casa conta hospedagem e refeições durante o tempo de permanência na região urbana. 

Além disso, o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela realiza diversas ações para o atendimento das Comunidades Tradicionais, como arrecadação de roupas, brinquedos, alimentos e cobertores.