Outubro Rosa: Ilhabela terá Sala Rosa para acolhimento e consulta de mulheres

Outubro Rosa: Ilhabela terá Sala Rosa para acolhimento e consulta de mulheres

Todas as Unidades de Saúde terão rodas de conversas e palestras sobre a temática

A programação do “Outubro Rosa” segue em Ilhabela pelas Unidades Básicas de Saúde e Centro de Referência da Mulher, em parceria com o Núcleo Ampliado a Saúde da Família (Nasf) e Fundo Social de Solidariedade. O tema deste ano é “Autoestima e Prevenção”, chamando a atenção para a prevenção à violência contra mulher.

Na terça-feira (19/10), a UBS do Perequê terá uma programação extensa durante todo o dia. A partir das 8h, será oferecido um café da manhã para recepcionar as pacientes que em seguida, a partir das 10h, poderão aproveitar um bate papo com a psicóloga Mariangela Fernandez sobre “Violência Contra Mulher”. Já na parte da tarde, a partir das 13h, a unidade oferecerá Reiki, corte de cabelo, maquiagem e penteado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, fechando com uma roda de conversa sobre “Empoderamento Feminino”, com a Terapeuta Ocupacional do Nasf, a partir das 18h. A UBS funcionará das 7h às 20h e durante todo o horário de funcionamento, além das atividades citadas acima, a mulherada poderá realizar exames de mamas, testagem rápida, atualizar a carteira de vacinação e realizar a coleta de Papanicolau.

A UBS Costa Sul realizará no dia 20, a partir das 8h, palestras sobre Prevenção do Câncer de Mama e a Importância do Autoexame, consultas médicas, de enfermagem, alongamento e educação em saúde voltada ao abandono da vida sedentária. Na parte da tarde será realizada, às 14h, roda de conversa sobre “IST´S (Infecção sexualmente transmissível) e Sexo Seguro” com a Terapeuta Ocupacional do Nasf e abordagem psicológica sobre “Abordagem, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama”.

No dia 21 de outubro, no Centro de Saúde III, na Vila, das 14h às 18h30, terá coleta de Papanicolau, exames de mamas, testagem rápida, atividades educativas, orientações de hábitos alimentares e palestras com os temas: Autoestima (Terapeuta Ocupacional), Prevenção de Doenças Desencadeadas por Hábitos Alimentares (Nutricionista) e Benefícios e Prevenção a Saúde Bucal (Dentista).

A UBS Água Branca oferecerá no dia 21 de outubro roda de conversa sobre Sexualidade/Autoestima, Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama e Autocuidado/Saúde Mental, das 17h às 20h30. Já no dia 28, coletas de Papanicolau e repescagem de faltosos para atualização da caderneta de vacinação.

Já a UBS Armação oferecerá três dias de atividades à comunidade, iniciando dia 19, às 9h com atividade física na Praia da Armação e às 10h, roda de conversa com a Nutricionista sobre Educação Alimentar. No dia 21, às 9h, roda de conversa na UBS sobre Violência contra a Mulher. Finalizando dia 26, no Centro Cultural Salga, às 10h, bate papo com o tema: Violência contra a Mulher.

A UBS da Barra Velha também proporcionará à comunidade uma programação especial no dia 28, das 13h às 20h haverá coletas de Papanicolau, testagens rápidas e palestras em sala de espera.

O Centro de Referência Especializada (CRE) iniciou desde quarta-feira (13/10), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, a “Sala Rosa” para acolhimento e consulta de enfermagem, voltada a mulheres que procurarem o serviço para tirar dúvidas ou realizar solicitações de mamografia.

“A correria do cotidiano pode nos fazer esquecer de cuidar da própria saúde. A campanha Outubro Rosa vem para lembrar as mulheres de se prevenir, se cuidar e sobretudo se amar. Pensando nisso, escolhemos o tema da campanha 2021: “Autoestima e Prevenção”, salienta a enfermeira Marie Anne Van Sebroeck, coordenadora da Atenção Secundária a Saúde.