Paço Municipal ganha Ponto de Entrega Voluntária de Bitucas

Paço Municipal ganha Ponto de Entrega Voluntária de Bitucas

A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Poiato Recicla, instalou nesta semana o segundo Ponto de Entrega Voluntária de Bitucas (PEV), desta vez no Paço Municipal, no bairro do Perequê.

O PEV instalado tem por objetivo ser um local de fácil acesso para que os fumantes residentes em Ilhabela possam levar suas bitucas e fazer o descarte correto.

A iniciativa integra o projeto “Ilhabela Sem Bitucas”, que já superou mais de 2 milhões de bitucas de cigarro coletadas na cidade, por meio dos 141 pontos espalhados no município.

As caixas coletoras e totem com cinzeiros de bambu estão localizadas nas praias, pontos de ônibus, Prefeitura, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e principais pontos turísticos de Ilhabela.

Mensalmente a empresa Poiato Recicla realiza a coleta de bitucas e encaminha para a sua usina de reciclagem, localizada em Votorantim. Neste local as bitucas recebem um tratamento, baseado numa tecnologia desenvolvida pela UnB, para retirar todas as substâncias tóxicas.

O resultado desse processo é uma massa celulósica, sem nenhuma toxicidade, usada para fazer papel artesanal.  Esta massa é entregue para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhabela (APAE) e aos artesãos locais, que produzem materiais, gerando mais renda.