Pesquisa de Percepção aponta que turismo beneficia economia e gera empregos aos moradores de Ilhabela

Pesquisa de Percepção aponta que turismo beneficia economia e gera empregos aos moradores de Ilhabela

Uma pesquisa realizada pelo Centro de inteligência do Turismo (CIET) e pela da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR SP) revelou que 89% dos moradores de Ilhabela consideram que o turismo é bom para a cidade e que 94% entendem que a atividade turística beneficia nossa economia.

A pesquisa contendo 31 perguntas foi realizada online e respondida pelos habitantes dos municípios paulistas entre 19 de novembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022. Ilhabela ficou entre as cidades que mais participaram da pesquisa online. A meta estipulada pelo Estado era de 190 respostas e a cidade computou 217 respostas.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, reitera que a principal indústria da cidade é o turismo. “Temos trabalhado duro para retomar a economia, gerando trabalho e renda para nossa população. Recuperamos o turismo da cidade e retomamos nosso calendário de eventos, promovemos cursos de qualificação e incentivamos o comércio local com o congelamento de impostos. Pesquisas como esta mostram que o cidadão está sentindo de forma positiva esta retomada”.

“A pesquisa é importante para nortear nossos projetos e planejar novas ações visando o desenvolvimento de Ilhabela de forma sustentável”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.

A Prefeitura de Ilhabela tem trabalhado nesta retomada econômica para garantir a geração de empregos na cidade, tanto que de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ligado ao Ministério da Economia, em 2021 a cidade terminou o ano com 4.283 carteiras assinadas e com um saldo positivo de 894 vagas de emprego, ao contrário de 2020, quando fechou o ano com saldo negativo de 161 vagas.

O resultado completo da pesquisa pode ser conferido no link: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=2704&cod_menu=2704.