Na última terça-feira (19/11), o Corpo de Bombeiros de Ilhabela sediou uma cerimônia em homenagem aos 135 anos do Dia da Bandeira, promovida pela Prefeitura de Ilhabela, destacando o maior símbolo da nação brasileira. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, estudantes, educadores e membros da comunidade, reforçando o espírito de patriotismo e união.
A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Ilhabela, conduzido pelo Cabo Pinheiro e pelas alunas Giovana Larissa dos Santos e Clara Salles. Representando o Prefeito Toninho Colucci, a Secretária Municipal de Educação, Lídia Sarmento, destacou o significado da bandeira. “A Bandeira do Brasil, com suas cores que representam nossas matas, riquezas, céus e a paz entre os estados, nos inspira a buscar ordem, progresso e paz em nossa cidade, nossas escolas e nossos lares”.
Destaque da cerimônia foram os alunos das Escolas Cívico Militar de Ilhabela Senador Major Olímpio e Júlio Cezar Cardial De Tullio, que abrilhantaram a cerimônia. Entre as autoridades presentes estavam o Secretário de Mobilidade e Segurança, Cristobal Parraga Gomes Filho; o Secretário de Mobilidade, Coronel Lídio Costa; o Diretor de Segurança Pública, Daniel Marçal; e o Secretário de Governo, Lucas de Oliveira Silva.
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a incineração das bandeiras inservíveis, conforme previsto no artigo 32 da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971. O procedimento, conduzido pelo 1º Sargento Felipe Martins Okida, simbolizou respeito e renovação. "É uma honra muito grande participar deste momento que demonstra nosso amor pela pátria e patriotismo. Este é um período de renovação, não só para as bandeiras, mas para todos que acreditam em um país melhor", afirmou o Sargento.
O encerramento ficou a cargo do Coronel Ricardo Vieira Peixoto, que ressaltou a importância do pavilhão nacional. "Nosso pavilhão reflete a história, conquistas e valores do Brasil. Que sua presença renove em nossos corações o compromisso de defender nossa Pátria e cultuar suas tradições”.
Comments