Você vive em estado de alerta? Conheça o prejuízo que isso causa a nossa mente
A ansiedade é uma condição natural e necessária do ser humano. Esse estado nos ajuda a agir de forma mais focada quando controlada e nos torna mais produtivos.
Algumas funções do nosso organismo continuam idênticas a dos nossos ancestrais e uma delas é a liberação da adrenalina, um hormônio responsável por manter funções importantes do nosso corpo e quando necessário, liberado em grandes doses para responder rapidamente a situações que colocam a vida em risco.
Antes, as ameaças eram reais, porém eventuais, como o possível ataque de animais e a falta de alimento. O organismo liberava adrenalina para criar condições físicas de agir rapidamente, ou seja, lutar pela sobrevivência. Não havia tempo de ser racional, era necessário usar o instinto.
No formato que vivemos hoje, a maioria das ameaças relatadas são abstratas, porém constantes, e o organismo responde com a liberação excessiva da adrenalina na corrente sanguínea. A condição que a maioria das pessoas lida hoje vai além do limite desejado, ela extrapola, levando-as a crises de pânico, estresse e problemas sociais e de saúde física.
Essa ansiedade tem como raiz agentes da modernidade como prazos a cumprir, metas absurdas colocadas por nós mesmos, desejos caros, inúmeros compromissos, entre outros. O corpo também reage diante de notícias ruins em Redes Sociais e Jornais sensacionalistas, que na maioria das vezes nem tem nada ver com a própria vida.
Paula Ferreira é Psicanalista Integrativa com Linguagem do Corpo e Jornalista, mora em Ilhabela desde 2000
Comments