Orquestra Popular de Ilhabela conquista feito histórico e é campeã brasileira de Bandas e Fanfarras 2025
- Redação
- há 46 minutos
- 2 min de leitura

Ilhabela tem mais um grande motivo para se orgulhar: a Orquestra Popular de Ilhabela (OPI) conquistou o título de campeã do Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras 2025 na modalidade Concerto. A final do evento, promovido pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF), foi realizada no último domingo (6), na cidade de Amparo (SP), e reuniu grupos de destaque de todo o país.
Com 258,30 pontos, a OPI não apenas venceu na sua categoria como também liderou a classificação geral, superando nomes de peso como Marista Pio XII (PR), Lira de Bragança e Projeto Lia Maria Aguiar (Campos do Jordão).
A trajetória vitoriosa começou em setembro de 2024, quando a orquestra sagrou-se campeã paulista na Categoria Big Band Sênior, o que garantiu sua vaga na competição nacional. Sob a regência do maestro Ricardo Ramalho, a orquestra é composta por 20 músicos, distribuídos entre os naipes de sopros e percussão.
“Essa conquista é um orgulho para a cidade de Ilhabela e um reconhecimento do talento e dedicação dos músicos e do maestro. A Orquestra Popular de Ilhabela é um exemplo de paixão e compromisso com a música, e essa vitória é um marco importante na história da orquestra. Quero agradecer pessoalmente a todos que tornaram essa conquista possível. Em especial à Fundaci, na pessoa do secretário Jefferson Augusto, ao presidente Harry Finger, ao prefeito Toninho Colucci e a todos os músicos e colaboradores da fundação que sempre nos apoiam”, destacou o maestro Ricardo Ramalho.
Para o secretário executivo da Fundaci, Jefferson de Jesus – o Maestro Jota – a vitória é resultado de um trabalho técnico e cuidadoso que começou há quatro anos, com a reformulação do processo de ingresso dos músicos.
“Com vontade de fazer o certo, mudamos a forma de ingresso dos músicos na OPI. Foi implantado pela Fundaci um sistema de audições seletivas, com banca de avaliadores experientes. Hoje, temos excelentes músicos, vencedores do campeonato estadual de Orquestras em 2024, e agora campeões brasileiros em 2025. Acredito que os desafios como secretário executivo valeram a pena, e os resultados confirmam que estamos no caminho certo. Obrigado pela confiança, prefeito Toninho Colucci”, afirmou.
“É uma alegria imensa ver a nossa Orquestra Popular de Ilhabela conquistar o título de campeã brasileira. Esse resultado histórico é fruto de muito talento, dedicação e seriedade. Quero parabenizar cada músico, o maestro Ricardo Ramalho, toda equipe da Fundaci e, em especial, o Maestro Jota, que vem conduzindo esse trabalho com muito profissionalismo. A cultura tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens e na valorização da nossa cidade, e seguimos firmes no compromisso de apoiar e fortalecer cada vez mais esse setor. Ilhabela está em festa, e com toda razão!”, concluiu o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.