No início da Operação Impacto de Finados, a Polícia Militar Ambiental Marítima confiscou três robalos com sinais de perfurações de arpões que estavam à venda em um estabelecimento em Ilhabela. Durante as ações de combate ao transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio ilegal de pescado, a equipe de fiscalização identificou esses exemplares de robalo-flecha da espécie Centropomus undecimalis sendo comercializados em uma peixaria no Saco da Capela.
Os policiais constataram que as perfurações eram características de arbaletes, utilizados na pesca subaquática, o que vai de encontro à legislação de pesca em vigor. Conforme a lei, a venda de peixes capturados por meio dessa modalidade de pesca amadora é estritamente proibida. Além disso, mesmo os pescadores profissionais autorizados a vender para comércios não podem utilizar essa prática. Portanto, é ilegal o comércio de peixes capturados com arpões ou arbaletes.
O responsável pela loja não conseguiu apresentar qualquer documento que comprovasse a procedência do pescado, resultando em uma multa ambiental. Ele também terá que comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente para esclarecimentos.
Os 17 quilos de pescado apreendidos foram doados ao Fundo Social de Solidariedade do município. A Polícia Militar Ambiental Marítima está disponível para receber denúncias pelo telefone (12) 3842-0123.
Comments