top of page

Velejador de Ilhabela é vice-campeão da Copa Brasil de Estreantes de Optimist em Brasília

Foto do escritor: RedaçãoRedação

O velejador Matheus Bombini,12, aluno da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael (EVI), é vice-campeão da Copa Brasil de Estreantes de Optimist. O campeonato foi realizado entre os dias 4 e 7 de janeiro em Brasília e contou com cerca de 80 competidores.


A vitória expressiva foi muito comemorada pela flotilha de Ilhabela, que segue na capital brasileira até o próximo domingo, desta vez com cinco velejadores na raia, para disputa do 51º Campeonato Brasileiro de Optimist para veteranos.


O prefeito Toninho Colucci também ficou muito feliz com o resultado do jovem atleta. “É uma satisfação muito grande ver que os investimentos na modalidade que nos dá o título de Capital Nacional da Vela trazem resultados positivos para os atletas do futuro”, comemorou.


Lars Grael, multicampeão de vela e patrono da EVI, também parabenizou os vencedores em sua rede social: “Satisfação em constatar que o Campeão Brasileiro é oriundo do Projeto Grael e representante do CNC. O Vice, é da Escola de Vela Municipal de Ilhabela (ex-Projeto Navegar e Projeto Navega SP). Vela para todos!”


Trajetória


Matheus começou na Escola de Vela aos 10 anos e logo se destacou nos treinos e competições. Nascido em São Paulo, mora na ilha desde um ano de idade e em suas palavras, “já se considera um caiçara”. “Sempre tive contato com o mar, meu pai sempre me incentivou. Ele veleja de kite também”, conta o jovem velejador que agora segue com o objetivo de se classificar para o campeonato mundial.


Consciente e determinado, o atleta conta que iniciou “um pouco tarde” para a classe Optimist e precisou de muita dedicação e treinos para alcançar o vice-campeonato. “Tecnicamente eu iniciei um pouco tarde, porque a Optimist vai até os 15 anos e eu já tenho 12, mas eu estou muito feliz e é realmente muito gratificante ter alcançado esse resultado expressivo”, completa.


O diretor náutico da EVI, Ronylan Rodrigues, afirma que o bom resultado do velejador de Ilhabela se deve ao conjunto de esforços da equipe e também do incentivo da gestão Colucci na Escola de Vela, como aquisição de novos barcos, botes, motores e trator para apoio operacional, além do incentivo para participação em campeonatos estaduais. “Aqui na EVI, usamos a modalidade vela como instrumento de educação e formação de caráter dos nossos adolescentes. Tenho certeza que todos os que passaram e passarem pela Escola de Vela de Ilhabela, serão ótimos cidadãos e quem sabe, mais um campeão ou campeã na vela!”


A Optimist é uma classe fundamental de introdução à modalidade para todo velejador que deseja seguir carreira. As regatas do Brasileiro de OP são o primeiro evento seletivo para formar a equipe que deve representar o país nos campeonatos internacionais. O campeonato é realizado pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com o Iate Clube de Brasília.


Vagas Abertas


Assim como o Matheus, quem deseja ingressar no mundo da vela, pode aproveitar a oportunidade de participar da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael, que está com inscrições abertas para novos alunos até o próximo dia 31 de janeiro. É necessário ter mais de oito anos e ser morador do arquipélago. O formulário de inscrições está disponível no site oficial da Prefeitura (ilhabela.sp.gov.br).




120 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page