Prefeito de Ilhabela se reúne com presidente da CBVela para alinhar novas parcerias

Prefeito de Ilhabela se reúne com presidente da CBVela para alinhar novas parcerias


O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniu nesta sexta-feira (15/10) com o presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marco Aurélio de Sá Ribeiro, para alinhar novas parcerias em prol do esporte no município.

O objetivo é realizar competições e treinamentos para a equipe que está sendo formada na Escola de Vela Lar Grael e promover maior inclusão de jovens por meio de bolsas.

“Ilhabela pode se tornar um celeiro de campeões e essa parceria é muito importante”, disse o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Para o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o objetivo é a formação de novos campeões. “Vamos continuar investindo na Escola de Vela e no atleta da cidade. Somos a Capital Nacional da Vela e nossa missão é formar campeões”.

Também esteve presente no encontro o assessor da CBVela, Flávio Patrício.

Evento sustentável

Uma parceria inédita já foi feita entre Prefeitura e CBVela na realização da IX Copa Brasil de Vela, que acontece até domingo em Ilhabela.

Os organizadores do evento vão calcular e compensar as emissões de gases do efeito estufa geradas pelo consumo de combustível fóssil das embarcações de apoio às regatas.

A CBVela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e com patrocínio da Sabesp, planeja conseguir uma compensação ambiental que torne o evento mais sustentável.

Ao final da Copa Brasil, todas as pessoas responsáveis por embarcações a motor informarão à equipe da CBVela a quantidade de litros de combustível consumida durante o período de regatas. Com estes dados, o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza vai calcular a quantidade de gases do efeito estufa (carbono equivalente) emitida pelos barcos.

Depois, um outro cálculo vai indicar a quantidade de mudas de árvores que deverão ser plantadas e mantidas por um período de dois anos para compensar a pegada de carbono da Copa Brasil de Vela 2021.

A compensação será feita em Ilhabela em área de reflorestamento, com mudas de palmeira juçara.