Prefeito Felipe Augusto confirma laboratório e ultrassom de última geração para Hospital da Costa Sul

Prefeito Felipe Augusto confirma laboratório e ultrassom de última geração para Hospital da Costa Sul

Conforme havia anunciado em suas lives semanais anteriores, nas quais divulga informações sobre o enfrentamento à Covid-19, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, confirmou que o setores de Urgência e Emergência do Hospital de Clínicas da Costa Sul vai ganhar Laboratório e ultrassom de última geração.

Durante a live, o prefeito recebeu a informação, da Secretaria de Saúde (SESAU), de que, a partir da próxima semana, a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS) contará com esses dois novos recursos, que proporcionarão um atendimento ainda melhor à população.  

No laboratório serão realizados os exames necessários aos atendimentos de urgência e emergência, antes levados ao Itapema Medicina Laboratorial, no Centro da cidade. Agora, a entrega dos resultados aos pacientes será agilizada e não haverá mais a necessidade de deslocamentos. A implantação do laboratório está sendo feita com recursos próprios da Prefeitura e a realização dos exames continuará a cargo da Itapema Medicina Laboratorial, empresa vencedora da licitação.

O aparelho para ultrassom, de última geração, foi adquirido pela Prefeitura, por meio da SESAU e projetado para obter o máximo desempenho com o uso de técnicas avançadas de processamento digital de sinais e imagem, aplicando algoritmos computacionais complexos de alto desempenho, tornando o diagnóstico mais confiável.

O aparelho ficará disponível na Sala de Emergência e será utilizado por médicos emergencistas. Entre as características técnicas do equipamento estão monitores de 17” LED de alta definição, com braços articulados para ajustes de altura e ângulo; HD 500GB e opção para 1TB; e imagens em 3D freehand e 4D.

O Hospital

HCSS-CS (Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul) foi inaugurado em novembro de 2020 e é referência no Litoral Norte. A unidade conta com 10 leitos para atendimento de síndrome respiratória aguda grave ou Covid-19; 12 leitos para trauma e 3 para Sala de Urgência e Emergência. Possui, ainda, três consultórios odontológicos, sala de Raio-X, centro cirúrgico e unidades de pronto atendimento adulto e infantil.

No local também funciona o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), Unidade de Reabilitação – Costa Sul, base do SAMU e base da Guarda Civil Municipal (GCM).

O complexo hospitalar do HCSS-CS possui quatro elevadores; gerador próprio, em caso de falta de energia não afetará a funcionalidade; heliponto – atendimentos de emergência; e sistema de energia fotovoltaica (energia solar), visando sustentabilidade e economia. Dispõe, ainda, de cozinha, almoxarifado, lavanderia e estacionamento para 26 veículos, numa área construída de mais de cinco mil metros quadrados.

O HCSS-CS localiza-se na Avenida Walkir Vergani, 878, em Boiçucanga.