Prefeitura de Ilhabela celebra Dia do Samba com muita música e apresentação das escolas de samba

Prefeitura de Ilhabela celebra Dia do Samba com muita música e apresentação das escolas de samba

O Centro Cultural da Vila foi palco no último final de semana (4 e 5/12) do Dia do Samba Ilhabela, comemorado nacionalmente no dia 2 de dezembro. O evento contou com a apresentação das escolas de samba de Ilhabela, grupos locais do gênero e o tradicional grupo “Os Originais do Samba”.

As bandas locais, Roda de Samba do Gustavo Maciel e Grupo Mais Simpatia fizeram as apresentações iniciais, e em seguida, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, acompanhado do secretário de Cultura, Marquinhos Guti e do secretário-executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, Jefferson Jesus, fizeram a abertura do evento com os presidentes das escolas de samba de Ilhabela.

“O carnaval e o samba são um dos maiores pontos da cultura brasileira. Quero agradecer a todos vocês que mantem viva essa chama do samba e do carnaval na nossa cidade”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Em seguida à abertura, “Os Originais do Samba”, subiram ao palco para cantar os grandes sucessos do grupo que foi formado na década de 1960, no Rio de Janeiro, por ritmistas de escolas de samba. Dentre as principais músicas do repertório, destaque para “Falador passa mal”, “Não deixe o samba morrer”, “Saudosa Maloca” e “Lá vem Salgueiro”.

No domingo (5/12) foi a vez das escolas de samba prestarem sua homenagem ao Dia do Samba, apresentando os últimos enredos com a presença marcante de suas respectivas baterias. Participaram da homenagem as agremiações, Água na Boca, Mocidade Ilhabela, Leões do Ita e Unidos de Padre Anchieta, esta última aproveitou a oportunidade para festejar os 51 anos de existência.

“Ninguém faz nada sozinho. Estamos há um tempo trabalhando, em parceria com a Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela e demais secretarias municipais, para proporcionar este evento em homenagem ao Dia do Samba em Ilhabela a todos os sambistas da cidade”, declarou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

O Dia do Samba Ilhabela foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela. O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado e festejado anualmente, em 2 de dezembro. O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.