Prefeitura de Ilhabela realiza abertura da Semana do Bebê e do Brincar

Prefeitura de Ilhabela realiza abertura da Semana do Bebê e do Brincar

A Prefeitura de Ilhabela realizou na segunda-feira (23/5), no auditório do Paço Municipal, a abertura da 5ª edição da Semana do Bebê e do Brincar, que contou com palestras, música e muita informação sobre essa fase tão importante da vida de uma pessoa.

Ao chegar no auditório, os participantes entravam por um túnel que estimulava os sentidos (olfato, visão e paladar), com cheiro de alecrim, formas geométricas, cores, sons e luzes, além disso, ao final do túnel o convidado recebia uma bala de sabor marcante que ia do azedo ao doce. O grupo “Sementeiras” foi o responsável pelo repertório musical durante todo o evento.

Na abertura, a secretária de saúde Lúcia Reale, salientou o processo de retomada pós-pandemia. “A pandemia foi difícil para todo mundo e para as crianças também, então precisamos lembrar que o momento agora é de acolhimento, de recomeço, de reflexão, de mudança. As crianças são o futuro que vamos ter e temos nas mãos o futuro que a gente quer, então podemos transformar o agora, proporcionando o melhor para nossas crianças”.

Lara Passos, articuladora do programa “Ilhabela pela Primeiríssima Infância”, destacou a importância de profissionais no acompanhamento do desenvolvimento das crianças. “Todas as edições são especiais, mas este ano é ainda mais especial, voltamos a falar da primeiríssima infância e vamos incluir a primeira infância, atendendo então crianças de 0 a 6 anos. Nesses últimos dois anos com a pandemia, ficou muito claro a importância dos profissionais da saúde, da educação, do social e da cultura na vida dos pequenos. A nossa ausência foi muito sentida nesta fase do desenvolvimento infantil e precisamos nos tornar cada vez mais presente por elas”.

A cerimônia contou ainda com a secretaria de Educação, Lídia Sarmento, que lembrou aos presentes, que o ambiente onde a criança está inserida desde a sua concepção, passando pelo nascimento e as suas vivências na primeiríssima infância, todas essas fases refletem na primeira infância e na vida adulta.

Após o pronunciamento das autoridades, foram ministradas as palestras: “O impacto da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento infantil: a relação da parentalidade na construção psíquica da criança”, com Marizilda Ferreira Pugliesi; e “Inspirando Conexões: como apoiar o desenvolvimento infantil com base no afeto em casa, na creche e nas unidades de saúde – com Tatiana Tardioli.

O evento contou ainda com Heloisa Bazanelli Negrisoli, médica e articuladora do Primeiríssima Infância de Ilhabela; Mônica Kurashina, presidente da Apae de Ilhabela; da secretária adjunta de Saúde, Maria Aparecida Piedade (Cidinha); professores, diretores, coordenadores e auxiliares de primeira infância da rede municipal de ensino de Ilhabela.

A Semana do Bebê e do Brincar segue até sexta-feira (27). Confira a programação completa:

25 de maio (quarta-feira)

8h – Oficina com o grupo Sementeiras

Local: Espaço Pés no Chão

14h – Oficina de boas práticas em amamentação

Local: Ciama

15h – Psicologia Perinatal (cumplicidade na construção de um mundo melhor)

Local: Biblioteca da Barra Velha

26 de maio (quinta-feira)

10h – Palestra: Vínculo e Conexão no desenvolvimento infantil

Local: Biblioteca da Barra Velha

27 de maio (sexta-feira)

14h – Cinema – Tarja Branca – filme sobre brincar

Local: Associação Barreiros

O evento também acontece nas creches e escolas de educação infantil da rede municipal de ensino, confira no link: https://bit.ly/38Nszya