Prefeitura Ilhabela começa a zerar a fila de pacientes com catarata

<strong>Prefeitura Ilhabela começa a zerar a fila de pacientes com catarata</strong>

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (25/4), aos primeiros procedimentos cirúrgicos dos pacientes com catarata e pterígio, no objetivo de zerar a fila de pacientes na cidade.

Ao todo, 12 pacientes receberam os procedimentos cirúrgicos na clínica especializada, referência em oftalmologia, na cidade de Caraguatatuba, contratada pela Prefeitura de Ilhabela. 

“Estou muito bem e alegre, esperei muito por este dia, pra mim já o presente do Dia das Mães!”, declarou Terezinha Costa dos Santos, moradora do bairro Taubaté e paciente da UBS Costa Sul.

Os munícipes que desejam participar da campanha e ainda não estão na fila de espera, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e solicitar o encaminhamento ao oftalmologista, que fará o atendimento inicial, onde de acordo com a avaliação, poderá ser encaminhado ao Setor de Regulação da Secretaria de Saúde e, posteriormente, à cirurgia.

Sobre a catarata

A catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos e o principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes, um procedimento ambulatorial seguro. Para sua realização, serão adotados todos os protocolos de segurança.