São Paulo Boat Show: Ilhabela se consolida como destino náutico e apresenta Escola de Vela no maior evento da América do Sul

São Paulo Boat Show: Ilhabela se consolida como destino náutico e apresenta Escola de Vela no maior evento da América do Sul

Ilhabela, a Capital Nacional da Vela, ganhou destaque na programação da 24ª edição do São Paulo Boat Show. No 6º Congresso Internacional Náutico, que fez parte da programação e antecede o evento, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, apresentou a Escola Municipal de Vela “Lars Grael”.

Com o tema “Escola Municipal de Vela de Ilhabela: Formando Campeões”, Colucci palestrou no evento evidenciando o equipamento público tão importante para a cidade.

“Eu vim aqui falar especialmente da nossa Escola de Vela e o quanto ela é importante na divulgação da nossa cidade. Somos conhecidos como a Capital Nacional da Vela em um título chancelado pelo Congresso Nacional em 2011”, disse.

O prefeito destacou a importância dos esportes náuticos promovidos e apoiados pela administração e como a Escola de Vela forma campeões na modalidade.  “Nosso objetivo é fomentar, valorizar e promover a vela na cidade. Trabalhamos de forma intensa para manter o título de Capital Nacional da Vela e iniciar novos velejadores no fascinante mundo náutico para que tenham todas as condições de serem referência nos cenários nacional e mundial”.

Após investimentos próprios e parcerias, a Escola de Vela do Município vem atendendo cada vez mais alunos e hoje são 118 beneficiados.

“A vela sempre foi vista como um esporte para a elite, para ricos. O que fazemos em Ilhabela é oferecer a oportunidade para a garotada velejar no primeiro barquinho que é o de optimist (uma das categorias dos chamados monotipos). Já estamos colhendo os frutos desses investimentos e nossos alunos já são conhecidos nacionalmente e internacionalmente”, ressalta.

Em julho deste ano, pouco antes do maior evento de vela da cidade (Semana Internacional de Vela de Ilhabela), um aluno bolsista da Escola de Vela ganhou as manchetes no mundo: Alex Kuhl, o primeiro brasileiro campeão mundial de optmist.

“O atleta Alex Kuhl, o Alemão, nosso aluno que veleja conosco desde muito cedo, trouxe para o Brasil um título inédito e nos deixou orgulhosos e certos de que estamos no caminho certo na formação de nossos atletas. Ele conquistou o título que faltava ao Brasil no mundo da vela. No mesmo campeonato disputado na Itália, também ficamos entre os 15 melhores do mundo com o nosso aluno Douglas Said”.

Colucci finalizou falando das estratégias de fomento dos esportes náuticos e de parcerias importantes como a Confederação Brasileira de Vela e de investimentos no setor.

O São Paulo Boat Show será realizado até o dia 9 de novembro no São Paulo Expo. O evento reunirá conteúdo e exposição e os visitantes poderão realizar desde a compra de um barco como escolher seu próximo destino náutico.

Ilhabela terá um stand no evento com um barco monotipo, trazendo como propaganda o campeão mundial de optmist, o Alex Alemão.