Velejador de Ilhabela, Juninho Jesus, integra Seleção Brasileira de Vela na Copa do Mundo de Nações 2022

Velejador de Ilhabela, Juninho Jesus, integra Seleção Brasileira de Vela na Copa do Mundo de Nações 2022

O velejador de Ilhabela, Mario de Jesus, mais conhecido como Juninho Jesus, é um dos integrantes da Seleção Brasileira de Vela, que representará o país na SSL Gold Cup, a Copa do Mundo de Nações, que começa em maio, em Grandson, na Suíça.

Tendo como inspiração os esportistas Robert Scheidt e Ayrton Senna, Juninho Jesus é caiçara de Ilhabela. Oriundo de uma família de velejadores, aprendeu o esporte com o pai, Mário Sergio, um dos ícones da vela local. Juninho conta que “as expectativas são as melhores para o evento. Acho que temos um bom time. Além de grandes velejadores, somos também grandes amigos e isso vai ajudar muito”. 

A Seleção Brasileira, comandada pelo bicampeão olímpico Robert Scheidt, está confirmada na elite do SSL Gold Cup, considerada a Copa do Mundo da Vela, pelo fato de ter se classificado entre as 24 melhores equipes do ranking da @starsailorsleague. A equipe canarinha entra em ação diretamente nas oitavas de final, entre 8 e 12 de novembro. 

Ao todo, a competição reúne 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia às vezes atrapalha a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda e os campeões se tornam heróis que inspiram novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017. Em 2021, a Seleção Brasileira ficou com a medalha de prata no evento-teste.

“O grupo é muito forte e conta com velejadores de ponta na vela mundial. Temos campeões em muitas categorias, o que ajuda muito no desempenho da tripulação. Nosso objetivo é contar sempre com o que há de melhor na modalidade no país”, destacou o medalhista olímpico, Bruno Prada, gerente da equipe brasileira.